Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


24/10/2012 às 19:52 - Segundo Tempo é reconhecido internacionalmente como exemplo de prática educacional  

O núcleo do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, em São João do Meriti (RJ), administrado pelo Centro Social Angelina Barreto (Cesab), recebe nesta quinta-feira (25.10), às 13h, a visita da diretora-geral do Acesso ao Esporte da Nike, Lisa MacCallum Carter. Ela conhecerá as atividades desenvolvidas pelo Segundo Tempo, após o programa ter sido indicado pela empresa norte-americana como exemplo bem-sucedido de boas práticas educacionais na área de esporte.

A iniciativa da Nike aconteceu no mês de setembro, no decorrer do Clinton Global Initiative (CG), em Nova York. Durante o evento, também foi indicado o programa Bola pra Frente, do ex-jogador Jorginho, tetracampeão mundial de futebol. A empresa divulgará relatório anual sobre as melhores iniciativas mundiais na área de esporte voltadas para a inclusão social.

A professora Gianna Perim, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais, representou o Ministério do Esporte durante o evento e apresentou a metodologia do Programa Segundo Tempo, sua evolução e as conquistas alcançadas em quase dez anos de criação, assim como o número de crianças beneficiadas pelo programa no Brasil.

Para a coordenadora-geral de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Eidilamar da Silva Ribeiro, a escolha se deve ao reconhecimento do trabalho desenvolvido no Brasil, ou seja, ao esforço de gestão do ministério em aperfeiçoar e qualificar as atividades do programa. “Isso significa que estamos no caminho certo”, afirmou a coordenadora.

O estudo de caso foi incluído em um relatório de atividades sociais que apresenta práticas relativas à responsabilidade social corporativa e à aplicação de recursos financeiros e humanos destinados ao bem comum.

Na sexta-feira (26.10), uma equipe do Ministério do Esporte reúne-se no Hotel Unique, em São Paulo, com representantes da Nike para discussão de um possível apoio para o Programa Segundo Tempo.

Transformar ideias em ação
Criada em 2005 pelo presidente Bill Clinton, a Clinton Global Initiative (CGI) reúne uma comunidade de líderes globais para criar soluções para os desafios mais urgentes do mundo. Os encontros anuais reuniram mais de 150 chefes de Estado, 20 ganhadores do Prêmio Nobel, centenas de presidentes de empresas, diretores de fundações e de ONGs, filantropos e membros da mídia.

Os membros do CGI fizeram mais de 2,1 mil Compromissos de Ação, que estão melhorando a vida de quase 400 milhões de pessoas em mais de 180 países. Quando totalmente financiado e implementado, esses compromissos atingirão o valor de 69,2 bilhões de dólares.

A reunião anual da CGI acontece no mês de setembro, em Nova York. Neste ano, o encontro aconteceu entre os dias 23 e 25. A entidade também convoca em todos os anos a CGI América, reunião dedicada à recuperação econômica e criação de emprego nos Estados Unidos, e a CGI University (CGI U), encontro anual para estudantes de graduação e pós-graduação que estão desenvolvendo compromissos em suas comunidades e ao redor do mundo.

Cleide Passos e Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: