Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


27/09/2012 às 16:32 - Porto Ferreira (SP) lança 1º Festival de Futsal para meninas do PST  

Uma competição esportiva que reuniu neste mês cerca de 80 integrantes do Programa Segundo Tempo (PST) teve o efeito de um gol paulista de Porto Ferreira. A ação, denominada 1º Festival de Futsal Feminino, além de incentivar as alunas para a prática dessa modalidade, também promoveu a integração entre os demais estudantes beneficiados pelo programa de inclusão social do Ministério do Esporte. Formaram-se quatro equipes subdivididas nas categorias sub-9 e sub-13, nas faixas etárias de 7 a 9 anos e de 10 a 13 anos.

O palco da competição foi o ginásio de Esportes Silvio Marques Filho, na zona central, que registrou a participação de núcleos desenvolvidos na cidade. Durante o evento, as representantes dos núcleos Nadir Zadra, Agostinho Garcia e Caic, localizados nos bairros Serra D’água, Jardim Anésia e Independência, mostraram talento para o futsal.

Não houve eliminatórias, semifinal e final. Durante o festival todas equipes jogaram entre si e no resultado prevaleceu a soma de gols de cada time. O núcleo do Caic sagrou-se campeão do festival com um saldo de 11 gols (no sub-9) e de 13 gols (no sub-13).  Quanto aos potenciais esportivos, no sub-9 o destaque ficou com as artilheiras Maiara dos Santos, com sete gols, e Ana Carolina Carneiro, no sub-13, com nove gols.

De acordo com o coordenador pedagógico Rodrigo Martins, todas as participantes foram vitoriosas e, por isso, homenageadas. “A organização do evento resolveu premiar todas as jogadoras com medalhas como forma de incentivá-las a praticar e a investir no futsal”, diz.

Olimpíadas do PST
A criação do festival de futsal feminino partiu do grupo de profissionais que atuam junto ao Segundo Tempo. A cada segunda- feira eles se reúnem para avaliar a rotina dos núcleos do programa e, principalmente, para expor ideias sobre a realização de possíveis eventos que motivem ainda mais a inclusão da garotada beneficiada.

De acordo com a coordenadora-geral da parceria, Rejane Lucato, acontecerão no dia 5 de outubro as Olimpíadas do Programa Segundo Tempo que reunirão competições nas sete modalidades esportivas praticadas nos núcleos da parceria. “Teremos disputas de futebol de campo, futsal, basquete, handebol, atletismo, natação e xadrez”, anuncia a educadora. Segundo ela, a proposta é reunir também os estudantes dos núcleos do Centro Educacional Pedagógico (CEP), Bráulio Teixeira, Águas Claras e Antigo Sesi.

O Programa Segundo Tempo desenvolvido pelo Departamento de Esportes e Lazer é mantido pela prefeitura de Porto Ferreira com recursos próprios. São atendidos  700 estudantes, em sete unidades. Atualmente, o convênio que contemplou mil estudantes em 10 núcleos está em fase de prestação de contas/renovação junto ao Ministério do Esporte.

Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: