Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


17/08/2012 às 18:45 - Segundo Tempo revela talentos esportivos em núcleo da Apae em Juazeiro do Norte  

No sertão cearense, o Programa Segundo Tempo em parceria com a prefeitura de Juazeiro do Norte auxilia no desenvolvimento de jovens com necessidades especiais que, a cada dia, têm afirmação do caráter enquanto demonstram talento para o esporte. Na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), onde fica um dos 50 núcleos da parceria entre Ministério do Esporte e prefeitura, Alexsandro Teixeira, 26 anos, e Silvana dos Santos, 16 anos, encontram nas atividades diferenciadas do programa o preparo físico diário de que precisam para de destacar no atletismo e na natação.

Alexsandro, que tem deficiência intelectual, que participou no sábado (18.08) de uma corrida em Crato (CE), se especializou nas disputas de 100 metros rasos, que têm explosão e disparada, e portanto exigem força e bom condicionamento do atleta. Ele já conquistou duas medalhas de bronze em competições das Apaes, das quais muito se orgulha. “Mesmo faltando um ouro e uma prata no quadro pessoal de medalhas, muitas vezes o importante é a alegria de participar”, diz.

O pensamento dele é ilustrado por atitudes nobres na vida real que equivalem ao primeiro lugar do pódio no esporte. Alexsandro não participará este ano do campeonato estadual na capital Fortaleza, em setembro, porque abriu mão da vaga para que um colega – Juarez, do Crato – pudesse participar. Em junho último, no momento da corrida oficial no Romeirão (estádio local) na seletiva para a estadual, o jovem simulou um tombo. “Fingi que estava com muitas dores na perna e pedi para sair. Meu amigo precisava demais dessa chance”, justifica, feliz.

Já a natação é o forte da estudante Silvana. A jovem venceu o campeonato deste ano da modalidade nos 25 metros de nado livre, no Sesi, em Juazeiro, competindo com nadadoras locais e das cidades de Brejo Santo, Várzea Alegre e Crato. A atleta com deficiência intelectual trouxe para casa a medalha de ouro e agora se prepara para o próximo desafio: o estadual de natação das Apaes, em Fortaleza, de 12 a 14 de setembro.

Enquanto treina, Silvana faz planos para o futuro. A jovem, que não planeja abandonar as piscinas, pretende seguir a carreira de atriz de televisão. “Aqui no Segundo Tempo, além do esporte, participo das oficinas de teatro e dança moderna. Sou excelente dançarina e muito desinibida ao falar. Só falta agora a proposta de trabalho nessa área”, brinca.  

Equilíbrio motor
Para obter o preparo físico para as competições, Alexsandro e Silvana participam da sistemática de baixo impacto adotada pelo Segundo Tempo. Trata-se de um circuito de brincadeiras que envolve jogos de peteca, pula-corda, bambolês e atividades de iniciação. É como se fosse uma gincana diária na qual é trabalhado o equilíbrio motor. Entre os cones disponibilizados na quadra, os alunos passam em zigue-zague. Eles caminham sobre as cordas no chão enfrentam uma sequência de bambolês no chão, pulando um a um, com os pés juntos.

"Identificamos, no inicio, que boa parte dos alunos participam de atividades físicas como a natação e o atletismo, de acordo com as suas possibilidades. Outros,  estão sendo levados a participarem de práticas lúdicas que englobam atividades que contemplam  o aspecto do equilíbrio motor. O método foi adota em julho para que o interesse deles fosse mantido”, explica a coordenadora de núcleo, Aparecida Dias Fernandes, ao afirmar que a iniciativa deu certo.

A parceria com a prefeitura de Juazeiro do Norte atende um total de 5 mil estudantes com idades entre 7 e 17 anos. Os 50 núcleos do convênios estão distribuídos nas zonas urbana e rural, instalados em escolas municipais, no parque ecológico e instalações esportivas. No núcleo da Apae foram incluídos jovens com idade superior à do critério adotado por terem demonstrado grande interesse em participar do programa, porque a idade mental é inferior à cronológica.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: