Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


16/07/2012 às 18:42 - Regata no Lago Paranoá reúne alunos do Segundo Tempo/Forças no Esporte  

Os alunos do Segundo Tempo/Forças no Esporte – parceria dos ministérios do Esporte e da Defesa – mostraram na manhã do último sábado (14.07), no Clube Naval de Brasilia, suas habilidades no iatismo. Eles disputaram, com integrantes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), uma regata na classe optimist (para iniciantes).

Jovens de escolas públicas do Varjão e da Vila Planalto provaram que, com força de vontade e muito treino, podem superar os obstáculos que a vida lhes impôs. “Os resultados não importam, pois o importante é incentivar essas crianças para que superem os desafios e tenham a oportunidade de praticar uma modalidade esportiva”, afirmou o comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Athila de Faria Oliveira. “O comportamento e a auto-estima dessas crianças mudam. Percebemos o brilho nos olhos desses jovens, que são carentes de atenção.”

O aluno da 5ª série do Centro de Ensino Lago Norte (Celan), Lucas Gonçalves Lima, 12 anos, expôs sua alegria ao participar da competição: “Meu sonho é treinar muito e ser campeão”. O coordenador nacional do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, José Ferreira de Barros, comemorou o sucesso do evento: “O importante é que as crianças se sintam bem e motivados, tenham um fim de semana diferente e aproveitem a oportunidade para se integrar ao clube e crescer na área esportiva”.

Segundo o instrutor Raimundo Nonato Alves da Cunha, os alunos chegam inibidos, mas com o tempo e as instruções recebidas se transformam: “Nos últimos anos, o governo trabalha para que essas crianças sejam inseridas na sociedade, por meio de programas esportivos e competições. São formas de transformar a vida de jovens carentes, que não têm condições de pagar e comprar equipamentos para praticar modalidades esportivas que sempre tiveram o estigma de ser de elite”.

Atualmente, o Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte atende a cerca de 12 mil estudantes, em 120 núcleos implantados em quartéis da Marinha, Exército e Aeronáutica, distribuídos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Classificação da regata (classe optimist):
1. Gabriel Lourena
2. Beatriz Arsky Martim
3. Lucas Tavares
4. Lucas Gonçalves
5. Janaelson dos Santos Bispo

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: