Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


07/07/2012 às 14:06 - Visita ao maior museu a céu aberto do país marca Recreio nas Férias em Recife  

Estão sendo inesquecíveis as férias para 100 estudantes das escolas Fernando Mota e Eneida Rabello, moradores do Jordão Baixo e Setúbal, localidades com alto índice de violência, na capital pernambucana, Recife. São crianças e adolescentes contemplados pelo Programa Segundo Tempo, da parceria entre os ministérios do Esporte e da Defesa. Os jovens conheceram na última quarta-feira (04.07) o Museu Espaço Ciência, um centro interativo de divulgação científica no qual eles puderam explorar o mundo da ciência de forma agradável e divertida.

Equipado com centenas de experimentos atraentes nas áreas da física, química, biologia, matemática, geografia e história, o maior museu a céu aberto do país está localizado em Recife. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento do saber científico, por meio do estímulo à curiosidade, do destaque à cultura e do respeito à natureza.

Entusiasmados e muito eufóricos, os estudantes conheceram réplicas de um espelho d´água e de uma hidrelétrica em atividade. Mas a oportunidade da troca de experiência não parou por aí. Os visitantes fizeram uma viagem ao período pré-histórico com a apreciação de cavernas, de réplicas de vulcões e de grupos de dinossauros gigantes. Já o retorno ao mundo moderno foi abrilhantado por itens como aviões, foguetes e giroscópios expostos no museu.

A visitação faz parte da agenda do Recreio nas Férias programada pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar). De acordo com o coordenador-geral na parceria, Coronel Ubiratan Dias José, a ação contou com apoios locais. “A Secretaria de Educação de Pernambuco disponibilizou vários ônibus para o transporte da garotada e da própria Aeronáutica, que forneceu viaturas para que seus monitores estivessem prontamente no local para o acompanhamento dos alunos.”

Para o comandante do II Comar/Recife, major-brigadeiro do ar Luiz Antônio Pinto Machado, a iniciativa do Recreio nas Férias é louvável porque enriquece ainda mais o conhecimento dos jovens quando os gestores investem no combate a exclusão. Segundo ele, iniciativas como visitas a pontos históricos e museus somadas às atividades dos jogos populares e da recreação com bambolês, peteca, jogos de queimada e pula-corda, propiciam maior interação e colaboram para dar mais qualidade de vida aos menos favorecidos.

Projeção no Nordeste
Entusiasta do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, o comandante Machado informa que além do II Comar que faz atendimento a 100 beneficiados, em Recife a Aeronáutica conta com mais dois núcleos de atendimento, no Cindacta III e no destacamento em Fernando de Noronha.

A meta para 2013 é implantar o Segundo Tempo em todas as bases aéreas do Nordeste. “A ideia é instalar mais um núcleo em Recife, um em Fortaleza e outro em Salvador, e os somar à base de Natal, que já conta com dois núcleos”, explica.

III Comar - Na unidade funciona um dos 150 núcleos de atendimento do país do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte - nome dado ao convênio entre os ministérios do Esporte e da Defesa. A parceria nacional atende a 15 mil estudantes distribuídos nos quartéis da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: