Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


28/06/2012 às 12:44 - Aeronáutica promove higiene bucal para alunos do Segundo Tempo em Recife  

Cerca de cem estudantes da rede pública de ensino da região metropolitana de Recife, contemplados pelo Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério do Esporte, estão sendo orientados com aulas teóricas e práticas sobre higiene bucal. Na unidade do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), os jovens, beneficiados pela parceria com o Ministério da Defesa, aprendem a melhor maneira de escovar os dentes e usar o fio dental.

Os contemplados são crianças e adolescentes moradores dos bairros Jordão Baixo e Setúbal, que estudam nas escolas Fernando Mota e Eneida Rabello. Além dos ensinamentos sobre higiene bucal, eles recebem atendimento médico odontológico, com direito a serviços de limpeza dentária, aplicação de flúor e restaurações.

A ação cívico-social, chamada de “escovódromo”, é promovida pelo II Comar em parceria com a Odontoclínica da Aeronáutica de Recife. A iniciativa envolve uma ampla rede de solidariedade, com 40 profissionais militares da área de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos em higiene dental (THD).  A unidade está sob o comando do major-brigadeiro do ar Luiz Antônio Pinto Machado, que destacou o comprometimento social para o sucesso da atividade.

Segundo Machado, muitos militares que estavam dispensados de suas atribuições resolveram colaborar com a ação, dando um grande exemplo de cidadania. “Agradeço à Odontoclinica, aos nossos militares. Em especial, à tenente-dentista Aline Graciano, que está grávida e de licença médica, mas que trabalhou na empreitada com grande determinação”, elogiou.

Modalidades
As atividades do escovódromo foram desenvolvidas no II Comar, mesmo endereço onde é realizado o atendimento do Segundo Tempo/Forças no Esporte em Recife. Os contemplados contam com reforço escolar, alimentação (café, almoço e lanche), recreação e prática esportiva. O atendimento é realizado no período oposto ao do horário escolar. Entre as modalidades oferecidas, estão futebol, vôlei de areia, tênis de mesa, judô e xadrez.

A unidade do II Comar em Recife é um dos 150 núcleos de funcionamento do PST/Forças no Esporte. O programa atende a 15 mil estudantes em 150 núcleos implantados em quartéis da Marinha, Exército e Aeronáutica, distribuídos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo é fornecer condições para os estudantes superarem a exclusão social, utilizando o esporte como ferramenta.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: