Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


19/04/2012 às 11:26 - Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte lança vídeo institucional  

Para comemorar os nove anos de sucesso da parceria do Programa Segundo Tempo (PST) firmada entre os ministérios do Esporte e da Defesa, foi lançado na tarde de quarta-feira (18.04) o vídeo institucional do PST/Forças no Esporte. Produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o DVD mostra a rotina positiva, escrita pelo esporte, de crianças e adolescentes entre os 12 mil contemplados em 80 unidades das Forças Armadas.

Um hábito que, segundo relatos dos próprios protagonistas, está mudando a vida de jovens atletas que começaram a despontar no cenário nacional e internacional. Entre os casos estão o do estudante morador da Favela do Maré, no Rio de Janeiro, Albert dos Santos, 16 anos, campeão nacional de jiu-jítsu na categoria juvenil, e o de Denise ferreira, 13 anos, moradora de Garanhuns (PE), quarta colocada no Sul-Americano de Atletismo, em Lima.  O depoimento emocionado do ex-aluno do PST Luciano Borges, oficial do Exército formado em tecnologia da informação, também está entre os exemplos de sucesso do Segundo Tempo.

O secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa, participou da solenidade. Ele elogiou o trabalho desenvolvido por Marinha, Exército e Aeronáutica junto aos estudantes carentes dos ensinos médio e fundamental da rede pública de ensino, prioritariamente de comunidades em situação de vulnerabilidade social, vizinhas aos quartéis.  “O Segundo Tempo é um programa múltiplo porque proporciona educação integral por meio do esporte e abre novas frentes de atuação, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de novos cidadãos”, disse Barbosa.

A cerimônia de lançamento do vídeo foi presidida pelo secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Julio Saboya de Araujo Jorge. Participaram do evento secretários e oficiais do Ministério da Defesa, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Anápolis (GO), Carlos José Limonge.

Ao final, um grupo de jovens contemplados pelo Programa Segundo Tempo no Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília entregou aos presentes uma cópia do DVD. O estudante da 5ª série e morador do Assentamento do Varjão Gabriel Gonçalves, 11 anos, foi um deles. Determinado, ele disse que adora a natação e as aulas de música  do PST e que pretende seguir a carreira militar. “Como aspirante, poderei entrar na banda de música da corporação e tocar trompete, que é o que mais gosto”, revelou.

Carla Belizária
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: