Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


23/03/2012 às 18:00 - Ministério da Defesa lança obra sobre edição dos Jogos Mundiais Militares no Brasil  

Foram lançados nesta quinta-feira (23.03), na Escola Naval, no Rio de Janeiro, o livro e o vídeo dos 5° Jogos Mundiais Militares. As obras guardam a história do megaevento esportivo realizado na capital carioca entre 15 e 24 de julho de 2011, reunindo 4.218 atletas de 111 países. Com tiragem de 10 mil exemplares, a publicação é bilíngue (inglês e português) e será entregue a todos os países participantes dos Jogos e entidades dirigentes do esporte.

O livro, com 235 páginas coloridas, é rico em ilustrações. Traz fotos produzidas pela equipe fotográfica da organização, além de agências e profissionais renomados. O trabalho registra, ainda, a palavra de autoridades e organizadores do evento e apresenta um breve histórico dos militares no esporte. A edição valoriza a descrição completa dos Jogos, abordando todas as suas 20 modalidades esportivas – seis delas tipicamente militares - detalhando suas características e relatando seus resultados, os atletas que brilharam e as instalações que receberam as disputas.

O DVD contém três vídeos: o primeiro, de 26 minutos, apresenta todas as modalidades disputadas nos Jogos e suas instalações em belíssimas imagens. O filme resume o espírito de paz e organização do evento, e traz diversos depoimentos que avalizam o trabalho de organização. O segundo vídeo, também de 26 minutos, traz os depoimentos do general de Brigada Jamil Megid Junior, coordenador-geral dos Jogos, e do vice-almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, que presidiu a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) à época dos jogos.

De acordo com Gambôa, o objetivo da obra é retratar com riqueza de detalhes como o evento ocorreu. “É um relatório em formato de livro que irá fazer parte da história da competição”, explica. O terceiro é uma emocionante montagem de imagens dos Jogos, em ritmo de clipe, com duração de oito minutos.

No quadro geral de medalhas o Brasil ficou em primeiro lugar, com 114 medalhas (45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze).  A organização comemorou o sucesso dos Jogos, que marcaram a superação de 22 recordes, com distribuição de 459 medalhas de ouro, 459 de prata e 503 de bronze.
 
Na oportunidade, além dos atletas brasileiros de alto rendimento, o Brasil apresentou às delegações dos cinco continentes seu potencial de inclusão por meio do esporte. Cerca de 1.300 mil estudantes participaram das festas de abertura e de encerramento. Os jovens, moradores de cerca de 20 comunidades populares do Rio de Janeiro, são contemplados pelo Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério do Esporte, que oferece prática esportiva no contraturno da escola. Eles também recebem reforço escolar e alimentar nas instalações do Exército, Marinha e Aeronáutica que funcionam como núcleos de atendimento do PST.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: