Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


20/03/2012 às 18:08 - Segundo Tempo recomeça atividades em Itaú (RN) com proposta de transformação social  

Na região da caatinga no Rio Grande do Norte, cerca de mil estudantes da rede púbica passaram a desfrutar de uma alternativa prazerosa e saudável. Trata-se da volta do Programa Segundo Tempo (PST) a Itaú, cidade cuja maioria dos habitantes é de trabalhadores rurais envolvidos com a cultura do caju e beneficiamento da castanha. O programa inclui reforço escolar e prática do atletismo, badminton, handebol, xadrez, dama, capoeira, caratê, vôlei, futebol de campo e salão, handebol, natação e basquete.

O PST no município traz o lema “Qualidade de vida e esporte em Itaú”. O lançamento foi no último sábado (17.03), na Associação Cultural Recreativa Itauense. O evento contou com a presença do prefeito Edson Melo, secretários municipais, e reuniu toda a comunidade. Na oportunidade, o prefeito explicou aos moradores, pais de alunos e aos novos contemplados a dinâmica do programa. “O Segundo Tempo será um forte condutor de transformações pelas quais o município deverá passar, nos próximos meses”, antecipa.

Mudanças que o estudante do 2º ano do ensino médio Jardel Fernandes da Silva conhece de perto. O filho de pai agricultor e de mãe professora, que foi  contemplado na primeira edição do PST, em 2007, sempre tirou boas notas na escola. Ele recorda que, antes de entrar no Segundo Tempo, a sua presença diária nas ruas para brincar, assim como os jogos de vídeo games na televisão eram motivo das constantes reclamações de sua mãe. “No Segundo Tempo a gente se ocupa com o esporte e o lazer e ainda une a comunidade porque fazemos muitos amigos”, diz.

O programa de inclusão social do Ministério do Esporte tem parceria com a prefeitura de Itaú e as atividades estão sob o comando da Secretaria de Educação e Cultura (Seec). Elas acontecem no período oposto ao ensino regular dos alunos, distribuídos em 10 núcleos de atendimento, implantados em escolas, espaços públicos esportivos e em centros comunitários.  

As unidades do PST passam a funcionar nas escolas municipais José Porto de Queiroz, Senador Dinarte Mariz, Clidenor Regis de Melo, Joana Bessa e na estadual Francisco de Assis Pinheiro. O módulo José Lenilto de Medeiros, a quadra esportiva Carlos Emanuel e campo de futebol também são espaços públicos esportivos que acolherão núcleos do programa, além da Associação Cultural Recreativa Itauense.

Com a atuação de 32 profissionais, as atividades têm duração de 18 meses, sendo que nos três primeiros meses a gestão municipal promoveu toda a estruturação necessária ao desenvolvimento do projeto. O atendimento a mil crianças e adolescentes envolve indiretamente cerca de 700 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para o coordenador-geral da parceria, José Praxedes, a chegada do Segundo Tempo no município, além de promover a inclusão social de alunos por meio do esporte, representa ainda uma motivação a mais para profissionais na área de Educação. “A ocupação em tempo integral garante um melhor desenvolvimento desses jovens para uma vida melhor”, garante.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: