Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


06/02/2012 às 18:45 - Programa Segundo Tempo amplia número de núcleos em Rio Claro (SP)  

Para atender à juventude com mais qualidade, o Programa Segundo Tempo, em parceria com a prefeitura de Rio Claro, no interior de São Paulo, aumentou o número de núcleos de funcionamento. O Centro Esportivo Jardim Guanabara, o Centro de Convivência Jardim Bandeirantes e o Centro Municipal de Convivência Residencial das Flores são as novas unidades que, ao lado de mais cinco, reforçam o número de instalações e melhoram a qualidade do atendimento para mil estudantes do programa de inclusão social do Ministério do Esporte.

O projeto oferece atividades esportivas para jovens na faixa etária de 7 a 17 anos, distribuídos em 10 núcleos de atendimento. São crianças e adolescentes que enfrentam conflitos familiares. “Ao ingressarem no Segundo Tempo eles eram arredios, não respeitavam ninguém e palavrão era vírgula. Hoje, a garotada está mais disciplinada, socializada e respeitadora, a ponto de corrigir os próprios pais quando estes fazem xingamentos”, orgulha-se Walter Hohne Júnior, coordenador de núcleo.  

As unidades de atendimento do programa ficam em locais estratégicos e de fácil acesso aos beneficiados.  Funcionam nos bairros Guanabara I e II, Nosso Teto, Jardins das Flores e Bandeirante, São Miguel, Orestes Giovanni, Vila Nova, Residencial São Jorge, Jardim Brasília e Santa Eliza, conhecidos pelos altos índices de criminalidade.

No contraturno escolar da rede pública, os estudantes ocupam o tempo com a prática do futebol de salão, futebol de campo, basquete, voleibol, xadrez, atletismo, handebol, damas e natação. O Ministério do Esporte oferece também uniformes e  material esportivo gratuito.

Durante as aulas, os alunos têm atividades extracurriculares que incluem aulas complementares de recreação, artesanato, capoeira e noções de higiene e saúde, nos períodos da manhã e da tarde, às segundas, quartas e sextas-feiras. “As terças e quintas-feiras realizamos o reforço escolar, acompanhamento com psicólogos e terapeutas sociais em alguns polos, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes (Seme) e Secretária de Ação Social”, informa o  coordenador-geral, Jorge Henrique Magalhães.

Talentos em ascensão
O futebol tem sido a modalidade de maior destaque entre os núcleos da parceria. Recentemente o estudante João Paulo, 14 anos, foi selecionado para um time de base. O aluno passa a integrar a equipe infanto-juvenil, o Velo Clube de Rio Claro. “A cada dia aparecem novos talentos. Por isso, estamos organizando esta semana um torneio de futebol internúcleos do Segundo Tempo”, completa  o professor Walter Hohne.


Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: