Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


24/01/2012 às 18:49 - Colônia de férias motiva alunos do Segundo Tempo a começar ano letivo com determinação  

Em Sabará, cidade histórica na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), duas mill crianças do Programa Segundo Tempo passam as férias em grande estilo. Para aliviar o forte calor, com temperaturas em torno dos 30 graus, e interagir ainda mais com os beneficiados durante o recesso escolar, a prefeitura da cidade, parceira do programa de inclusão do Ministério do Esporte, garantiu duas semanas de muito esporte e recreação, incluindo mergulhos em piscina.

“A estratégia do período concentrado é permitir que os estudantes curtam bastante a colônia de férias e fiquem com muita disposição para iniciar, com pé direito, o ano letivo que começa em fevereiro”, informa Alexandre Mendes Bastos, coordenador-geral do Segundo Tempo.

O Clube Siderúrgico, no Centro Histórico de Sabará, é o palco da diversão da colônia de férias iniciada na segunda-feira (16.01). Os jovens participam das modalidades futebol, vôlei, basquete, handebol, natação, capoeira e judô, além de peteca, brincadeiras, jogos interativos e gincana.

O estudante da 5ª série Marcos Paulo Severiano Pacheco, 12 anos, garante que vai se empenhar ao máximo para passar de ano na escola. Entre um mergulho e outro na piscina, o menino, filho de um pedreiro e de uma camareira, revela que repetência escolar é página virada em sua vida. “Para continuar a fazer o que mais gosto, jogar bola no Segundo Tempo, tenho que tirar boas notas. Não vou mais dar esse mole”, compromete-se.

De acordo com a coordenadora do núcleo Siderúrgica II, Marlene Aparecida de Paulo Paz, essa é uma excelente oportunidade de socialização das crianças – boa parte delas nunca teve oportunidade de conhecer um clube social. “Temos aqui muitas crianças carentes. Muitas sequer têm televisão, energia elétrica e água encanada em casa”, revela.

Enquanto se refresca do sol escaldante, dentro da piscina, a estudante Karen Ferreira Nascimento, 15 anos, faz planos. A jovem, que adora as aulas de futebol do Segundo Tempo, é fã da jogadora Marta, da seleção brasileira. Filha de um trabalhador de usina de minério e de uma empregada doméstica, ela planeja cursar faculdade de educação física e trabalhar com crianças do Segundo Tempo. “Aprendi aqui no programa que o esporte faz bem à saúde e ao espírito.”

Todas as atividades na colônia de férias são acompanhadas por 53 profissionais de educação física, entre coordenadores de núcleo e monitores, que atuam no Segundo Tempo. Os estudantes contam ainda com transporte gratuito e lanche. A atividade de férias termina no próximo dia 31.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: