Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


13/12/2011 às 15:48 - Jovens do 2º Tempo dos complexos da Maré e do Alemão se formam em jardinagem e jiu-jitsu  

O Programa Segundo Tempo desenvolvido no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR) vai encerrar com chave de ouro as atividades de 2011. A unidade do Exercito, localizada na Avenida Brasil, preparou para as 10h deste sábado (17.12) uma formatura coletiva de seus alunos. Os formandos são 110 jovens do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Defesa, entre os quais 30 concluem curso de jardinagem e 80 completam graduação no jiu-jitsu.

Os formandos são moradores dos complexos de favelas da Maré e do Alemão, um total de 40 comunidades populares, entre elas, os morros do  Cruzeiro e do Pinheiro, Vila do João do Timbau, Caixa Dágua, Nova Holanda e Acari.

Além do reforço escolar, da alimentação e da prática esportiva oferecidos aos 300 alunos, o núcleo da unidade comandada pelo coronel Rezende mantém cerca de dez parcerias locais, como alternativa  de qualificar ainda mais o atendimento. Na parceria com a Associação SerCidadão, por exemplo, a entidade sem lucrativos investe na profissionalização e na empregabilidade de jovens aprendizes com mais de 16 anos.

É o que vai acontecer com a nova turma de 30 formandos. Depois de concluído o curso, outras empresas parceiras entrarão em ação, disponibilizando aos jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, nas áreas de jardinagem e administração de empresas, entre outras.

O curso de jardinagem tem 10 meses de duração. Nesse período, os adolescentes  recebem ajuda de custo no valor de R$ 100,00 ao mês. Com o reinício das atividades do Programa Segundo Tempo, em 1º de março de 2012, o numero de  vagas para o curso de jardinagem deve ser ampliado de 30  para 200 jovens.

Artes marciais
Outras parcerias locais, desta vez com o foco no desporto, são efetivadas pelo Programa Segundo Tempo na unidade de atendimento do CPOR. A desenvolvida pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) promove o Projeto Judô/Jiu-Jitsu.  Com base na bandeira da defesa pessoal e nos resultados obtidos pelos alunos durantes competições, o desempenho nas artes marciais é reconhecido.

Além da graduação de 80 alunos, haverá neste sábado entrega de medalhas e certificados aos alunos que participaram do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Olímpico de 2011. “Na oportunidade, meninos e meninas do Segundo Tempo/Forças no Esporte conquistaram 35 medalhas e o título inédito de  vice-campeão do torneio, o que lhes rendeu um troféu”, explica, orgulhoso, o sargento Paixão, coordenador de núcleo do Segundo Tempo.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: