Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


13/07/2011 às 15:54 - Segundo Tempo e Recreio nas Férias ganham exposição fotográfica em Goiânia  

A Secretaria Nacional de Esporte Educacional (Sneed) do Ministério do Esporte realiza na quinta e sexta-feiras (14 e 15 de julho), na Universidade Católica, em Goiânia, uma exposição de fotos do Programa Segundo Tempo e do Projeto Recreio nas Férias (edição piloto, de 2009). A mostra, com um total de 72 registros fotográficos, acontece simultaneamente a dois outros grandes eventos que a Católica sedia: o Seminário Esporte e Desenvolvimento e o 52º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE).

As fotos registram a rotina das crianças e adolescentes em núcleos de atendimento do Segundo Tempo em todo o pais. Entre os locais cujas imagens serão apresentadas estão as dos programas desenvolvidos nas cidades de Jaguariúna (SP), Lauro de Freitas (BA), Magé (RJ), Manaus (AM), Comunidade da Rocinha (RJ), Valparaíso (GO), Jaraguá (SC), Maceió (AL), Nova Iguaçu (RJ), São Bento (SC), Caruaru (PE) e Ceilândia (DF).

De acordo com o secretário Nacional de Esporte Educacional, Wadson Ribeiro, essa é uma excelente oportunidade de apresentar aos estudantes e pesquisadores os registros de toda uma história do esporte de inclusão. “É uma chance imperdível para que o público da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os estudantes universitários do Brasil conheçam as políticas públicas de combate à exclusão, assim como os avanços da área do esporte educacional que nossa pasta desenvolve para crianças e adolescentes de todo o pais”, afirmou Wadson, referindo-se ao público da 63ª Reunião Anual da SBPC, que também está sendo realizada em Goiânia, até o dia 15, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Coordenado pelo Ministério do Esporte por meio da Sneed, o Segundo Tempo é um programa destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Números
Desde sua criação, em 2003, o Segundo Tempo já atendeu a 4 milhões de crianças.  Implantou mais de 22 mil núcleos de esporte educacional, numa ação concentrada que supera o numero de 20 mil coordenadores. Até o momento, foram oferecidos para estudantes de educação física e pedagogia oportunidade de renda e de agregar valor à profissão, com 48 mil estágios. Quanto às parcerias, podem ser estabelecidas com entidade públicas (federais, estaduais, distritais e municipais) e/ou privadas sem fins lucrativos.

Recreio nas Férias
Integrante do Programa Segundo Tempo, o Recreio nas Férias oferece às crianças e adolescentes, no período de férias escolares, em janeiro e julho, opções de lazer que preenchem o tempo livre de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva. A ação se concretiza por meio de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas, diferenciadas em relação ao que o núcleo desenvolve durante o ano.

Carla Belizária
Foto: Glauber Queiroz
Foto/legenda: Alunos do Segundo Tempo treinam futebol sub-17 no Rio de Janeiro
Ascom – Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: