Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


05/07/2011 às 19:40 - Curso de capacitação apresenta Programa Segundo Tempo a coordenadores e monitores  

De fevereiro a julho deste ano, quase 4 mil profissionais que atuam nos 60 novos convênios do Segundo Tempo conhecem o funcionamento do programa de inclusão social do Ministério do Esporte. A capacitação é direcionada a 65 coordenadores-gerais, 63 pedagógicos, 87 setoriais, 1.618 de núcleo e 2.126 monitores que atuam em unidades do programa espalhadas por todas as regiões do país.

Nesse processo, os fundamentos gerais e a estrutura funcional do programa são apresentados aos profissionais. Também há explicações sobre a implementação de projetos, planejamento e procedimentos preliminares, fases de execução e procedimentos no atendimento aos beneficiados. Além disso, os participantes têm a oportunidade de conhecer o acompanhamento pedagógico e administrativo do Segundo Tempo e os mecanismos de licitação. Já os monitores se familiarizam com a relação entre esporte e desenvolvimento humano, assim como cultura e educação.

Para o secretário Nacional de Esporte Educacional, Wadson Ribeiro, o processo de formação continuada do Segundo Tempo é um diferencial em relação aos programas sociais. “A capacitação valoriza e qualifica as ações, sejam elas gerenciais ou pedagógicas. Já foram testados os modelos diferenciados para as capacitações, que vão do presencial, passando pelo sistema de ensino a distância e chegando ao telepresencial, sendo este de abrangência ampliada e em condições de contatos mais continuados com todos os núcleos do programa. Somente assim estará valorizando a atuação do profissional de educação física e realmente oferecendo à comunidade um projeto social que faz a diferença”, afirma o secretário.

A capacitação presencial tem três dias de duração. Já a realizada por meio de apresentação de DVD do programa dura dois dias. Nesta quarta e quinta-feiras, acontece o último evento presencial, desenvolvido nas inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora, em Campinas, São Paulo.

Inclusão social
O Segundo Tempo é um programa socioeducativo que promove a inclusão social por meio do esporte. Os estudantes contemplados têm um tempo extra após as atividades escolares normais, quando se dedicam à prática esportiva. O Segundo Tempo é voltado para escolas públicas e comunidades localizadas em áreas carentes. Desde a criação, em 2003, o programa já atendeu a cerca de 4 milhões de crianças e jovens.

Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: