Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


01/07/2011 às 17:25 - Fórmula Truck leva estudantes do Programa Segundo Tempo ao Autódromo de Interlagos  

O primeiro sábado de julho (02.07) será inesquecível para 200 estudantes do Programa Segundo Tempo das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Suzano e Barueri.  Às 10h, eles conhecerão o templo do automobilismo brasileiro: o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As crianças acompanharão o treino dos caminhões da Fórmula Truck que antecede a quinta prova da temporada 2011, válida também como segunda etapa do Campeonato Sul-Americano da modalidade.

Um dia antes do passeio, a euforia da garotada era generalizada. “Nem sei dizer se eles conseguirão dormir. É muita ansiedade para conhecer os bastidores da corrida e os 99 pilotos inscritos, com suas máquinas imponentes, os famosos cavalos (cabines sem carrocerias)”, pondera, aos risos, Meire Marchi, coordenadora pedagógica da parceria Segundo Tempo/São Bernardo do Campo, que levará 100 estudantes a Interlagos.

As crianças têm entre 7 e 12 anos. São atendidas nos bairros Parque Havaí, por meio da Associação Comunitária, e no Parque Migrantes, na escola Municipal de Educação Básica Waldemar Canciani. Basquete, futsal, tênis de mesa, handebol, vôlei e badminton são as modalidades praticadas no contraturno do ensino regular, período em que os alunos contam também com acompanhamento pedagógico e reforço escolar.

Truck kids
Mais que conferir o colorido vibrante das máquinas e o desempenho dos motores, com cerca de 1.000 cavalos de potência, outras surpresas estão reservadas. Meninos e meninas contemplados pelo programa de inclusão social do Ministério do Esporte terão seu momento de piloto.

Assim que chegar ao autódromo, o aluno receberá um kit contendo lanche, água e um macacão igual ao dos pilotos. Vestindo o uniforme, a criança vai dirigir um mini-caminhão (foto), fabricado especialmente para o público infantil. Instrutores da categoria funcionarão como co-pilotos.

A atividade é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com a Fórmula Truck, Ministério do Esporte e prefeituras que disponibilizam o transporte para o passeio. O projeto, denominado Ação Social Petrobrás, existe há seis anos. “Ficamos até mais felizes que as crianças porque realizamos o sonho delas”, diz o coordenador Claudio Menezes.

O diretor de Esportes Luiz Carlos Dantas, destaca que se trata de uma oportunidade única: “A maioria das crianças sequer conhece o autódromo e muito menos possui condições financeiras para pagar um ingresso”.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: