Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


30/06/2011 às 17:00 - No ritmo das festas juninas, Programa Segundo Tempo trabalha manifestações populares  

A comemoração de datas especiais como São João e São Pedro, festejadas nos dias 24 e 29 de junho e que se perpetuam no Brasil por todo o mês de julho, agita os núcleos de atendimento do Programa Segundo Tempo. No interior paulista, 18 mil crianças e adolescentes moradores de 17 municípios aprendem mais do que a prática de esportes coletivos como o basquete, modalidade referência nas unidades da ONG/Oscip Pra Frente Brasil. O Segundo Tempo oferece também aulas de história da arte e da cultura, no formato de atividades extracurriculares.

Altinópolis, Artur Nogueira, Elias Fausto, Guarujá, Iracemápolis, Itapira, Jaguariúna, Marília, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Presidente Prudente, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Holambra, Serra Negra, Engenheiro Coelho e Taboão da Serra são os municípios realizadores. As cidades paulistas contam com unidades de atendimento do programa, cuja parceria recebe o nome Segundo Tempo/Faces Brasil.

De acordo com Rosa Malvina da Silva, diretora-presidente e coordenadora técnica da ONG, o cronograma da entidade prevê a realização de atividades diferenciadas. A ideia é trabalhar as tradições culturais do País junto aos estudantes do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, em eventos como festas juninas e julinas, Dia da Criança, Páscoa e Natal.

As atividades complementam as ações do Programa Segundo Tempo. Incluem apresentação de peças teatrais, exibição de filmes, danças, jogos de xadrez, damas e dominó, papietagem (artesanato com papel), pinturas em desenhos, oficinas de meio ambiente e de reciclagem e oficinas culturais.  “Esses eventos possibilitam às crianças aprender um pouco mais sobre as datas comemorativas, além de estimular a criatividade e proporcionar momentos de lazer”, comenta Wagner Palmieri, coordenador pedagógico da Oscip.

História
As festas juninas como as de São João e de São Pedro são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionados com a festa pagã do solstício de verão. Eram comemoradas em 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano), e foram cristianizadas na Idade Média como "festa de São João".

Essas festividades são particularmente importantes no norte da Europa, onde destacam-se Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia. Também são encontradas na Irlanda, País de Gales, partes do Reino Unido, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Ucrânia, além de países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico e Austrália.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: