Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


18/04/2011 às 11:00 - Rede de amigos do Segundo Tempo fortalece programa em Garanhuns  

Quando o assunto é assegurar uma infância tranquila, longe da violência urbana, o esporte do Programa Segundo Tempo age como ferramenta de proteção. Em Garanhuns, cidade do interior de Pernambuco, distante 229 quilômetros de Recife, a maioria dos 150 estudantes contemplados são de Boa Vista, um bairro da periferia cujas ruas não têm asfalto nem coleta de esgoto. Entretanto, um dos principais problemas, a exposição da juventude ao perigo das drogas, está sendo combatido por meio do programa de inclusão do Ministério do Esporte e por contar com o compromisso social da população.

Foi criada uma rede de proteção em defesa desses jovens. A cidade se uniu ao 71º Batalhão de Infantaria Morotizada do Exército (BIMTZ), onde funciona o núcleo de atendimento do programa. Professores de escolas públicas onde os beneficiados têm o ensino regular – José Brasileiro (municipal) e General Sampaio (estadual) – vestiram a camisa do Segundo Tempo. Eles somaram forças com prefeitura, pais de alunos e comerciantes para identificar, monitorar e garantir a presença dos estudantes nas atividades do Segundo Tempo. Em Garanhuns, o programa Segundo Tempo é uma parceria entre os Ministérios do Esporte e da Defesa.

Os garotos que antes eram agressivos estão tranqüilos e apresentam freqüência escolar excelente, informa o coronel Evaldo Ferreira Baptista, comandante do batalhão. Ele atribui a evolução na assiduidade escolar ao fato de essa ser uma exigência do quartel para que eles participem do programa. As crianças estudam em um turno e, no outro, praticam esporte, recebendo reforço escolar e alimentação. Dessa maneira, observa o coronel, eles não têm tempo para embarcarem no caminho errado. “É uma oportunidade para uma vida melhor e eles estão sabendo aproveitar”, assegura o militar.

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: