Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


05/08/2009 às 11:10 - Programa Segundo Tempo realiza Ciclo Nacional de Capacitação Pedagógica  

A Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED) iniciou o Ciclo Nacional de Capacitação Pedagógica do Segundo Tempo para o exercício de 2009. Cerca de 2.300 profissionais que atuam no programa em todo o país participarão do treinamento. São pessoas que trabalham nos núcleos desempenhando as funções de coordenador geral, coordenador de núcleo, coordenador pedagógico e coordenador setorial. Além de aprofundar os debates sobre o esporte como fator de inclusão social, os encontros vão difundir fundamentos pedagógicos da metodologia do Segundo Tempo.

A edição de 2009 traz o diferencial de um novo foco baseado nos fundamentos do lazer e da animação cultural. As atividades serão desenvolvidas em quatro dias, e não em três dias, como acontecia anteriormente. De acordo com o secretário da SNEED, Júlio Filgueira, a proposta da habilitação profissional proporcionará ainda mais qualificação à execução do Programa Segundo Tempo.

Júlio Filgueira explica que a capacitação pedagógica será realizada na forma presencial, regionalizada e descentralizada, envolvendo diversas cidades sedes. ”Assim como está acontecendo com o programa de inclusão social do Ministério do Esporte, o processo de capacitação vem passando por constantes aprimoramentos, contribuindo de forma cada vez mais efetiva na formação dos profissionais que nele atuam”, informa.

A capital da Bahia, Salvador, é a segunda cidade nordestina – a primeira foi Natal (RN), na semana passada - a sediar o encontro na Região Nordeste. O evento acontecerá de 5 a 8 de agosto, no Hotel Porto Bello Ondina e reunirá 60 profissionais do Segundo Tempo dos municípios de Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passe, Alagoinhas e Paulo Afonso. A capacitação na região Sul acontecerá, simultaneamente, nesta mesma data. O evento será realizado na cidade de Caiobá (PR) e envolverá profissionais do Segundo Tempo da cidade paranaense de Colombo e de Itajaí (SC).

Na capacitação pedagógica que aconteceu em Natal (RN) estiveram presentes 114 profissionais. O encontro reuniu profissionais do Segundo Tempo da capital Natal e das cidades de Pau dos Ferros, Major Sales, Antônio Martins, Ielmo Marinho, Venha Ver, do interior do Rio Grande do Norte, além de profissionais de João Pessoa (PB).

Simultaneamente a capacitação da Região Nordeste em Natal, no final de semana passada também aconteceu em Campinas (SP), a primeira etapa de capacitação da região Sudeste. O evento, no Hotel Solar das Andorinhas, reuniu mais de 70 participantes que atuam na parceria com a Federação Paulista de Xadrez.

A segunda etapa da Capacitação Sudeste já está sendo realizada no mesmo endereço da primeira e envolve mais de 80 profissionais paulistas das parcerias com as prefeituras das cidades de Santa Albertina e Ferraz de Vasconcelos, no interior de São Paulo. “Os convênios estão bem representados. Os profissionais são atuantes e participam de todas as atividades práticas e lúdicas”, explica a coordenadora de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo, Cláudia Bernardo.

Confira a programação
Região Sul – Em Pelotas (RS), de 12 a 15/08 (Municípios de Cachoeirinha, Nova Prata e Pelotas)
Região Centro-Oeste – Em Cuiabá (MT), de 19 a 22/08 (Cuiabá)
Região Nordeste – Em Caruaru (PE), de 19 a 22/08 (Petrolina, Olinda, Aracajú e Caruaru)
Regiâo Sudeste – Em Campinas (SP), de 8 a 11/08 (Santos, Guarulhos e Apiaí)

Capacitação Piloto Telepresencial
Região Sudeste – Minas Gerais - Todos os convênios do Estado de Minas Gerais envolvendo 1.691 profissionais, entre coordenadores geral, pedagógico, setorial, de núcleo e monitores. As aulas serão realizadas aos sábados e contará com a representação de mais de 200 municípios mineiros.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte





  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: