Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


08/07/2009 às 17:23 - Ações e perspectivas de parceria pautam reunião com gestores de Guimarânia (MG)  

O secretário executivo do ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, recebeu nesta quarta-feira (08) o prefeito e vice-prefeito de Guimarânia (MG), Virmondes Machado e João Batista, respectivamente. Eles conversaram sobre as ações desenvolvidas no âmbito do esporte no município e sua importância para contribuir com a educação, auxiliar na socialização e combater a criminalidade entre os jovens.

Após apresentar detalhes do trabalho realizado pelo município, o prefeito guimaranense propôs parceria com o Ministério do Esporte através do envio de materiais esportivos para qualificar o trabalho desenvolvido nas escolinhas. Além disso, Machado pleiteou a construção de uma Praça da Juventude em Guimarânia.

Wadson Ribeiro elogiou a iniciativa da prefeitura e disse que uma visão acertada sobre o papel do esporte, enquanto política pública, pode gerar um desenvolvimento social de valor incalculável. Disse ainda que o ministério do Esporte encaminhará os kits de materiais esportivos para o município, e enfatizou o valor social do itens que são confeccionados pelos programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania.

Sobre a Praça da Juventude o secretário informou que será preciso análises detalhadas do pleito, principalmente no que se refere à questão orçamentária, mas que o diálogo deve continuar aberto. Ribeiro ressaltou que os princípios do projeto Praça da Juventude atendem aos propósitos expostos pelos gestores.

“O projeto tem o objetivo de criar espaço para atividades esportivas, mas também de inclusão digital e fomento cultural, para todas as pessoas independentemente da faixa etária”, completou.

Pequenas ações revelam grandes talentos
Guimarânia está situada na região do Triângulo Mineiro e tem uma população estimada em 6.946 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. Conhecida pela tradicional Festa do Rosário, que acontece em outubro e reúne pessoas de todos os municípios da região, a cidade tem se destacado também pelo empreendedorismo no esporte.

De acordo com o prefeito Virmondes Machado a prefeitura mantém um programa nos moldes do Segundo Tempo, que oferece diversas modalidades esportivas no contraturno escolar dos alunos de escola públicas. Ele explicou que o projeto “Bom de escola, bom de bola” acontece há seis meses e envolve aproximadamente 300 crianças. “Os professores reconhecem o mérito do programa e recebemos elogios dizendo que os alunos inscritos nas escolinhas vão muito bem na sala de aula” completou o vice-prefeito, João Batista.

Batista informou ainda que além das ações em conjunto com a educação, o município organiza campeonatos regionais que têm requisitos diferenciados: as equipes só podem disputar com atletas de seus municípios. “Pequenos requisitos como este possibilitam grandes descobertas”, afirma. “Guimarânia já está exportando talentos para o futebol profissional de outros estados”, comemora o vice-prefeito, referindo-se a um atleta do município que, descoberto nos campeonatos municipais, foi recentemente contratado pelo Internacional de Porto Alegre (RS).


Ana Cristina Santos
Foto: Aldo Dias
Ascom - Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: