Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


29/05/2009 às 17:01 - Programa Segundo Tempo renova parceria com prefeitura de Sumaré (SP)  

Quatro mil e estudantes atendidos pelo Programa Segundo Tempo na cidade paulista de Sumaré, por meio de parceria com a prefeitura municipal, têm motivo de sobra para comemorar. O secretário Nacional de Esporte Educacional, Júlio Filgueira, assinou na nesta sexta-feira (29), a renovação por mais 12 meses do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, garantindo aos jovens do ensino médio e fundamental, no contraturno escolar, a continuidade do acompanhamento pedagógico, alimentação e a pratica de esportes coletivos como o vôlei, futebol, handebol e basquete.

Ao celebrar a renovação do projeto de massificação do esporte, Júlio Filgueira destacou iniciativas de sucesso como o trabalho em parceria firmado entre Ministério do Esporte e prefeitura local, em especial, o trabalho de reforma do Centro Esportivo. “O Governo Federal tem um compromisso com a sociedade brasileira. Além de garantir melhor infraestrutura esportiva, estamos investindo em nossas crianças”, explicou.

A cerimônia de renovação aconteceu no campo do Centro Esportivo Vereador José Pereira, no centro da cidade. Em seu discurso, o prefeito José Antonio Bacchim (PT), falou sobre a importância daquele ato. “Estamos renovando este importante projeto de inclusão social e, em nossa cidade, o de que o esporte é visto como um direito. Parabéns a todos e esperamos em um futuro próximo ampliar”, disse Bacchim.

O Segundo Tempo em Sumaré tem parceria Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e conta com atendimento descentralizado. Cada um dps 24 núcleos beneficia 200 crianças e adolescentes, estudantes do ensino médio e fundamental. Além das aulas teóricas e práticas sobre o esporte escolhido, os alunos beneficiados irão participar de atividades culturais como aulas de capoeira e assistir palestras sobre diversos temas, como por exemplo, cidadania, preservação do meio ambiente, saúde e drogas.

Diferencial
No Segundo Tempo/Sumaré as atividades destinadas às crianças têm caráter social. Consistem em opções de lazer e entretenimento proporcionando uma alternativa saudável. Para os adolescentes, a proposta é incluí-los na formação do esporte de base, habilitando estes jovens para a disputa em competições locais e regionais.

“Eles passam a ser acompanhados e treinados por professores de Educação Física e podem sim despontar como novos talentos para o esporte”, destacou a coordenadora do programa Segundo Tempo sumareense, Samara Barlera. De acordo com a educadora, a a expectativa é que no próximo semestre sejam agregadas novas modalidades aos esportes coletivos.


Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: