Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


19/05/2009 às 10:00 - Programa Segundo Tempo chega em todos os municípios do estado do Ceará  

Uma parceria inédita, firmada entre o Ministério do Esporte e o governo do Ceará, passa a ser um ícone da universalização do esporte de inclusão em todos os municípios cearenses. A partir desta segunda-feira (18), o programa Segundo Tempo começa a funcionar nas 184 cidades do estado nordestino oferecendo, além do acompanhamento pedagógico e do reforço alimentar, a prática esportiva de esportes de elite como o hóquei sobre patins, e modalidades como beach soccer, caratê, atletismo, natação, vôlei de praia, futsal e xadrez.

O ginásio de esportes da Vila Olímpica de Messejana, na capital Fortaleza, foi palco do lançamento do Segundo Tempo na última sexta-feira (15). O evento contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanhado pelo chefe de gabinete, Waldemar Souza, e do secretário Nacional de Esporte Educacional, Júlio Filgueira, que foram recebidos pelos anfitriãos: o vice-governador, professor Francisco Pinheiro e o secretário estadual de Esporte do Ceará, Ferruccio Petri Feitosa.

A proposta, segundo o ministro Orlando Silva, é que a parceria com o Ceará seja referência para a qualidade da educação. “O Segundo Tempo serve como ferramenta fundamental para construir cidadãos críticos, homens e mulheres comprometidos com o desenvolvimento do Brasil”, declarou Orlando Silva às 1.200 pessoas que lotaram o ginásio.

Enquanto isso, a garotada que passa a ser contemplada, ao lado de coordenadores de núcleo e monitores, faziam festa. O local decorado com balões coloridos ficou mais animado ainda quando 30 jovens com idades entre 13 e 18 anos, participantes do projeto de Dança Mão Amiga. Os dançarinos do núcleo Academia Helena Coeli mostraram o potencial artístico para a dança de salão, arrancando aplausos de todos.

A ginástica rítmica também teve vez. Ficou por conta do grupo de 100 meninas, com idades de 04 a 16 anos, dos núcleos Unifor e Náutico, também do projeto Mão Amiga.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação solo de ginástica artística, com a Merly de Jesus. A atleta é campeã da Copa do Mundo de Ginástica Artística do ano de 2005.

Crianças traçam planos de vida
Pensativo, o estudante Antônio Marcos Fernandes, 9, aluno da 3ª série, da Escola Dom Antônio Lustosa, criava novas perspectivas de vida, embasada na esperança de ter os gastos de alimentação da família mais equilibrados. “Lá em casa a coisa ta muito difícil. Somos nove irmãos. Meu pai está desempregado e minha mãe faz alguns bicos para manter nossa alimentação. Com a chegada do programa Segundo Tempo, será uma boca a menos para sustentar”, oposta referindo-se ao reforço alimentar assegurando no programa. “Fora isso, quero mesmo é ser craque do Flamengo no futuro”, dispara o garoto, com sorriso tímido no rosto.

Para o seu colega de escola, o Edinardo Farias, 9, esta é a chance que faltava para despreocupar os pais quanto aos perigos que enfrenta quando está brincando nas ruas do bairro onde mora. “Meu pai trabalha descarregando lenhas de caminhões no interior do estado e minha mãe é costureira. Vou aprender a jogar futebol e handebol. Se eu realmente tiver potencial segurei carreira de atleta. Quero também ter uma segunda opção de trabalho, a de alfaiate”, revela empolgado, o garoto.

Carla Belizária
Foto: Bem-te-ví - Secretaria de Esporte-CE
Ascom – Ministério do Esporte




  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: