Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


13/05/2009 às 17:20 - Seminário discute importância da Educação Física na formação escolar e social  

Discutir e propor políticas educacionais que compreendam a Educação Física com qualidade, como direito de todas as crianças e jovens do Brasil, foi o objetivo dos debates do “Seminário Educação Física e Esporte Escolar – Da formação a Competição”, que aconteceu nesta quarta-feira (13/05) no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Educação Física transmite valores como ética e respeito, essenciais no processo de formação social das crianças e dos adolescentes”, ressaltou o secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Julio Filgueira, que representou a instituição na solenidade de abertura.

Voltado para os professores e estudantes da área de Educação Física, gestores públicos relacionados à educação e ao esporte, o seminário contou com o lançamento da campanha nacional "Educação Física Escolar - Plantando Cultura, Cidadania e Saúde", para valorizar a disciplina Educação Física no currículo escolar, feita pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef).

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), ressaltou a importância do debate, principalmente no atual momento em que o país se mobiliza para receber grandes eventos esportivos mundiais. “Nos próximos anos o país proporcionará grandes oportunidades nas áreas do esporte e do turismo, por advento da Copa do Mundo de Futebol e da candidatura das Olimpíadas de 2016. Os profissionais de Educação Física possuem um grande papel nesse processo, em que o tema central é o esporte e a saúde da população brasileira”.

A importância da Educação Física no sistema educacional brasileiro; A base do desenvolvimento cognitivo e motor está na inclusão da Educação Física no Ensino Infantil; Experiências exitosas em educação através do esporte; Da organização dos jogos e competições escolares como fator de democratização da prática esportiva e A relação dos jogos escolares com a prática da educação física e a seleção de atletas de alto rendimento, foram os temas dos debates que aconteceram hoje.

O secretário Julio Filgueira salienta que para ser completa a discussão sobre a prática da educação física nas escolas publicas de todo o país, não se pode deixar de considerar a infraestrutura esportiva. “Para garantir o acesso ao esporte na escola por completo, temos também que oferecer uma estrutura esportiva para a prática e para o desenvolvimento das atividades. Assim, irá construir um ambiente em que o esporte é parte do conteúdo acadêmico e das manifestações culturais”.

Promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, o evento teve o apoio dos ministérios do Esporte e da Educação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Serviço Nacional do Comércio (SESC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além do secretário Julio Filgueira, estiveram presentes a secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, Rejane Penna, representante do Ministério da Educação, Armênio Belio Schmidt, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), o deputado Federal Gilmar Machado (PT-MG) do Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Luiz Pereira, e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), Victoria Rialp.



Breno Barros
Foto: Aldo Dias
Ascom - Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: