Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


07/04/2009 às 08:30 - Segundo Tempo passa atender alunos de quatro universidades federais do país  

O maior programa de atividade esportiva, recreativa e de inclusão social do Governo Federal, o Segundo Tempo, pretende atender alunos universitários de instituições federais, além dos estudantes dos ensinos, fundamental e médio, da rede pública localizados em regiões de vulnerabilidade social. O Programa Segundo Tempo Universitário (PST - Piloto Universitário) surgiu da necessidade de promover a prática esportiva na comunidade acadêmica. No primeiro momento, os núcleos de esporte serão realizados nas Universidades Federais de Brasília (UnB), de Santa Maria/RS (UFSM), de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP), onde atenderão na totalidade 1.200 estudantes de nível superior.

O Ministério do Esporte beneficiará 300 estudantes em cada núcleo do PST – Piloto Universitário. A prática esportiva educacional está sendo implementada para atender às necessidades de formação esportiva, recreação e lazer, além de resgatar e inserir o esporte no projeto pedagógico das universidades.

Na Universidade Federal de Santa Maria (RS) o projeto está em fase de implementação e tem previsão de iniciar as atividades na primeira semana de maio. Segundo a coordenadora do projeto na cidade gaúcha, Patrícia Somavilla, a intenção é inserir a atividade física no cotidiano dos estudantes universitários, que por diversos motivos possuem uma vida sedentária.

Futsal, futebol de campo, vôlei de quadra e areia, corrida e caminhada acompanhada, musculação, ginástica, alongamento e dança serão as atividades esportivas oferecidas no campus de Santa Maria (RS). “A iniciativa está com tudo para dar certo e se tornar referência na área esportiva e lazer. É uma conquista para os jovens universitários, sobretudo para os alunos que moram na Casa do Estudante. Estes, não tem condições financeiras para realizar atividades físicas em academias ou nos clubes da cidade”, diz Patrícia.

As quatro parcerias do Ministério do Esporte tiveram a capacitação dos gestores e coordenadores dos núcleos, nos últimos dias 26 e 27 de março, em Brasília. Além do projeto universitário, o programa Segundo Tempo possui mais três Projetos Especiais Pilotos. São eles: Pessoa com Deficiência (IES Colaboradoras), Indígena e Sócio educativo que estão em processo de formatação e implantação.



Saiba mais sobre o programa Segundo Tempo



Breno Barros
Ascom-Ministério do Esporte



  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: