Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


02/02/2009 às 15:00 - Atividades Culturais marcam o encerramento do Recreio nas Férias em Valparaíso  

O último dia do projeto Segundo Tempo/Recreio nas Férias do Instituto Pró-Ação, da cidade do Valparaíso Goiás, foi uma festa. Cerca de duas mil crianças participaram na última sexta-feira (30/01), no Clube Tropical, de festivais de música, dança e peças teatrais.

Sobre o tema Meio Ambiente, todas as apresentações foram produzidas e apresentadas pelas crianças da colônia de Férias. O destaque ficou com o Macufloresta. Adaptação da dança cultural Maculelê, mistura de dança e jogo de bastões.

O monitor do Segundo Tempo, Ivanildo Felix (Baiano), que trabalha há seis anos no núcleo do Sol de Verão, do bairro do Céu Azul, foi idealizador do Macufloresta. “Tivemos a idéia de fazer um resgate cultural com a apresentação. Algumas crianças apresentaram a floresta e outras a queimada. No final da batalha, prevalecia a floresta. Tivemos a intenção de envolver as crianças no desenvolvimento da apresentação. As fantasias e as mascaras foram produzidas por elas”, explicou Ivanildo.

Já para conscientizar as crianças da importância do racionamento de água, a turma apresentou a peça Água é vida. Herika Calina, 13, que participou da peça, diz que gostou muito de poder ter participado do teatro. “Adorei de participar da apresentação. Principalmente por falar de água. Até porque eu gosto muito de brincar na piscina” diz.

No Instituto Pró-Ação, as atividades do Recreio nas Férias começaram no dia 19 e contaram com a presença de cerca de seis mil crianças das cidades de Valparaíso, Luziânia e Ocidental, no entorno do Distrito Federal. Destes, somente os núcleos do Valparaíso participaram do fechamento no Clube Tropical, os demais núcleos fizeram as atividades finais nos próprios núcleos.

Railander Camargo, 12, participou de todas as atividades durante a semana. “O que mais gostei no Segundo Tempo foi poder brincar na piscina. Como só tinha a televisão para assistir em casa, foi muito bom brincar com os meus amigos na piscina e no campo de Futebol”, diz.

Para ajudar a orientar e conduzir as atividades do Recreio nas Férias no Pró Ação, foi envolvido um grupo de 60 monitores do Segundo Tempo, além de mais 60 professores de pedagogia e educação física, disponibilizados pela secretaria municipal de educação.

RECREIO NAS FÉRIAS
Idealizado pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED) o Projeto Segundo Tempo/Recreio nas Férias de janeiro de 2009, atenderá 104 mil crianças e adolescentes em 25 convênios do Segundo Tempo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerias, Distrito Federal, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Paraná, Pará, Amazonas e Rondônia.



Leia mais sobre o Recreio nas Férias

Recreio nas Férias radicaliza na conscientização ambiental de estudantes no interior de SP

Recreio nas Férias leva crianças do Entorno para conhecer Brasília

Secretário Nacional de Esporte Educacional visita núcleos do Recreio nas Férias em São Paulo

Recreio nas Férias atende 18 mil crianças no interior de São Paulo

Crianças de Pains participam de atividades lúdicas no Recreio nas Férias

Capacitações são os últimos preparativos para o Recreio nas Férias

Recreio nas Férias atende mais de 100 mil crianças em 13 estados brasileiros

Recreio nas Férias



Breno Barros
Ascom-Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: