Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


27/01/2009 às 17:00 - Recreio nas Férias leva crianças do Entorno para conhecer Brasília  

Nem todas as crianças que moram no Entorno do Distrito Federal conhecem os monumentos da capital do país. Com o intuito de proporcionar acesso à cultura 400 crianças que participam do projeto do Ministério do Esporte, Recreio nas Férias, em parceria com o Instituto Pró-Ação, da cidade de Valparaízo no estado do Goiás, visitaram os principais cartões postais da cidade, nesta terça-feira (27/01).

O passeio contou com monitoramento e instruções dos guias do Projeto Conhecendo Brasília, desenvolvido pelo grupo Jovem Judec – Jovens Unidos Para o Desenvolvimento Cultural, da cidade Valparaízo GO. A entidade é patrocinada pelo Governo Federal e pela Petrobras.

Antes de embarcar para a capital as crianças participaram de palestra onde foram mostradas as imagens dos monumentos. Depois as crianças conheceram em loco. Catetinho, Museu Vivo de Brasília, Quartel General (Setor Militar), Memorial JK, Torre de Televisão, Museu do Índio, Catedral, Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, da Alvorada e a Ponte JK, fizeram parte da programação.

Para a coordenadora pedagógica do Instituto Pró-Ação, Cintia Rampazzo, este tipo de atividade é de suma importância para formar cidadãos conscientes. “Apesar de morarem próximas da Capital Federal, a grande maioria destas crianças não tem acesso as atividades culturais e nem conheciam a Esplanada ou Congresso Nacional. Elas estão maravilhadas com o passeio e com a oportunidade de ver os monumentos que até então só viam pela televisão”, diz.

Mas nem só de brincadeira é feito o Recreio nas Férias. Assim, a visita tem um papel de formação cultural das crianças. Gabriela Salles Pereira, 9 anos, moradora do bairro de Pacaembu em Valparaízo de Goiás, estava fascinada com o passeio. “Estou adorando participar das brincadeiras e dos passeios do recreio”.

Já Damiana Vanessa, 8 anos, ficou encantada com a Catedral. “Eu tinha visto pela televisão, mas aqui é muito mais bonito. É a primeira vez que eu estou passeando em Brasília, estou adorando”, revelou a garota.

O que conquistou Valesca Freitas, 11 anos, foram as brincadeiras no núcleo, especificamente, as atividades realizadas na piscina. “Estou adorando, principalmente, os banhos na piscina no núcleo. Eu adoro ficar brincando na água com as minhas colegas. Outra brincadeira que gostei muito foi a do gato e rato, onde uma pessoa corre atrás da outra, como os bichinhos”.

RECREIO NAS FÉRIAS
Idealizado pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED) o Projeto Segundo Tempo/Recreio nas Férias de janeiro de 2009, atenderá 104 mil crianças e adolescentes em 25 convênios do Segundo Tempo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerias, Distrito Federal, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Paraná, Pará, Amazonas e Rondônia.

Leia mais sobre o Recreio nas Férias

Secretário Nacional de Esporte Educacional visita núcleos do Recreio nas Férias em São Paulo

Recreio nas Férias atende 18 mil crianças no interior de São Paulo

Crianças de Pains participam de atividades lúdicas no Recreio nas Férias

Capacitações são os últimos preparativos para o Recreio nas Férias

Recreio nas Férias atende mais de 100 mil crianças em 13 estados brasileiros

Recreio nas Férias



Breno Barros
Foto: Francisco Medeiros
Ascom-Ministério do Esporte



  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: