Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


22/01/2009 às 10:00 - Crianças de Pains participam de atividades lúdicas no Recreio nas Férias  

Com o tema Meio Ambiente, 650 crianças e adolescentes do município de Pains, Minas Gerias, têm a oportunidade de participar durante esta semana de atividades recreativas e de lazer no projeto Piloto do Ministério do Esporte, Segundo Tempo/Recreio nas Férias, até a próxima sexta-feira (23).

O cronograma é intenso. As crianças participam de gincana cultural, circuito cooperativo, caça ao tesouro, passeio e rua de lazer, que conta com cama elástica, balão pula-pula, piscina de bolinhas, jogos de mesa de salão (dama, xadrez, dominó e outros), mesas de totó, mesas de futebol de botão, tobogã, futebol de sabão ou futebol no colchão e videokê. Também é oferecido voleibol, frescobol, peteca, oficinas de artesanato, de desenho e pintura, de biscuit, de pintura de rosto e tatuagens de henna e salãozinho de Beleza.

A colônia de férias é um projeto pioneiro que tem o objetivo de atender as crianças, que não possuem condições financeiras para participar de atividades nas folgas escolares, com brincadeiras lúdicas nas últimas semanas das férias escolares. Em Pains, a parceria com o Ministério do Esporte é realizada junto à Prefeitura Municipal, com as atividades sendo feitas no Campo de Futebol Otto de Castro Alves, que proporciona atividades lúdicas para os atendidos.

O projeto conta com a orientação de profissional da área de nutrição, com o apoio das famílias, principalmente as mães e de voluntários. Para o coordenador Geral do Projeto Piloto Recreio nas Férias em Pains, Amir Otoni, as atividades já são sucesso na cidade. “No começo, pretendíamos atende cerca de 400 crianças e a demanda foi muito maior. Hoje, 650 estão participando do projeto. A repercussão foi tanta que outras prefeituras já vieram ver o projeto com pretensão de implantarem nas suas cidades”, diz.

Além das atividades programadas no cronograma, nesta quinta-feira (22/01) os beneficiados participarão de um passeio. “Amanhã será o dia do passeio à Estância de Furnas. Um comboio com 11 ônibus, um microônibus, uma Sprinter e três kombis sairão de Pains com destino a Pimenta de manhã, levando as crianças para um dia de muita diversão e lazer”, diz.

Para o secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte (SNEED), Júlio Filgueira, o projeto vem para preencher uma lacuna que deixava as crianças atendidas pelo Governo Feral ociosas. “As crianças que têm dinheiro viajam nas férias. As do Segundo Tempo ficam ociosas. O Recreio veio justamente para preencher esta lacuna e atender em tempo integral as crianças, que geralmente ficam nos núcleos por meio período”, diz.

O secretário esclarece que não basta ter qualquer atividade, mas sim atividades sadias. “A cada minuto que nós podemos oferecer esporte, lazer e cultura para uma criança, estamos ganhando, salvando e investindo no futuro dela”, acrescenta.

Idealizado pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED) o Projeto Segundo Tempo/Recreio nas Férias de janeiro de 2009, atenderá 104 mil crianças e adolescentes em 25 convênios do Segundo Tempo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerias, Distrito Federal, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Paraná, Pará, Amazonas e Rondônia.


Breno Barros
Ascom-Ministério do Esporte






  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: