Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


16/01/2009 às 15:30 - Capacitações são os últimos preparativos para o Recreio nas Férias  

Os monitores e os coordenadores dos núcleos do convênio do programa Segundo Tempo do Instituto Pró-Ação, da cidade de Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, participaram nos dias 15 e 16 de janeiro da segunda fase da Capacitação do Projeto Recreio nas Férias, que se inicia na próxima segunda-feira (19/01). Em 13 estados brasileiros, onde o projeto será desenvolvido, 1.738 pessoas serão capacitadas.

A proposta do Recreio nas Férias é oferecer aos estudantes, além de uma grande variedade de atividades esportivas, recreativas, de lazer e culturais, atividades que busquem a valorização do respeito, companheirismo e que estimulem a participação das famílias e do voluntariado na comunidade.

Leda da Cruz Souza, coordenadora de núcleo do Segundo Tempo, foi uma das 135 pessoas que receberam treinamento. Leda salienta que a formação foi muito dinâmica, com uma intensa interação entre os coordenadores e os monitores dos núcleos. “O que me chamou a atenção, além da junção entre a teoria e a prática, foram às brincadeiras que serão desenvolvidas durante o projeto. Elas estimulam a criatividade das crianças sem serem cansativas”, diz.

Já para o José Drunont, também coordenador de núcleo, a capacitação tem um grande papel junto aos monitores, que atuarão diretamente com as crianças, como transmitir de forma lúdica a pedagogia do projeto. “O que mais gostei é que as atividades propostas pelo Recreio nas Férias permitem às crianças, por meio de brincadeiras e jogos, uma interação e o bom relacionamento, tornando-as ainda mais sociáveis”, explica.

Para ajudar nas atividades, os coordenadores e os monitores receberão um material de apoio composto por uma cartilha (que contém informações básicas sobre o projeto), um kit de materiais recreativos, um kit de materiais esportivos e um kit de primeiros socorros. A meta da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, do Ministério do Esporte, é realizar a próxima edição do projeto nas féiras de julho com 500 mil crianças. Já a previsão é que em janeiro de 2010 todos os beneficiados do Segundo Tempo sejam atendidos, o que representa quase 1 milhão de crianças e jovens.


Leia mais sobre o Segundo Tempo/ Recreio nas Férias

Site do Recreio nas Férias

Recreio nas Férias atende mais de 100 mil crianças em 13 estados brasileiros

Monitores do Segundo Tempo recebem capacitação para atuar no Recreio nas Férias



Breno Barros
Ascom-Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: