Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


27/11/2008 às 09:50 - Esportes de elite agitam domingo de garotada carente com a 5ª Regata Forças no Esporte  

Nem só de esportes populares vivem crianças pobres do Distrito Federal. Neste domingo (30) será a vez de 31 estudantes do Programa Segundo Tempo moradores do Assentamento do Varjão e da Vila Planalto colocarem, literalmente, o barco n`água e mostrar que o potencial esportivo para esportes de elite como o iatismo também pode ser detectado entre os menos favorecidos. A partir das 10h, no Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília, eles participam da 5ª Regata Forças no Esporte Classe Optmist ao lado de iatistas mirins de clubes sociais AABB, Clube da Aeronáutica, Iate Clube, Clube Naval e Cota Mil.

A prova será disputada na raia norte (especial) do Lago Paranoá, denominada raia “Enseada Rachel de Queiroz”, dentro do grupamento. A regata é para ambos os sexos e tem categorias por faixa etária até os 17 anos. Haverá medalha de participação para todos os concludentes da prova. Os três primeiros na classificação geral e por escolinhas ganharão troféus e medalhas.

A Regata Forças no Esporte é uma realização do Grupamento dos Fuzileiros Navais em parceria com o Ministério do Esporte. Os Fuzileiros são a primeira unidade militar a desenvolver o programa na capital federal. Atualmente são atendidos 200 estudantes. Por sua vez, o Segundo Tempo é o programa de inclusão social do Ministério do Esporte que assegura a estudantes em área de risco social a prática esportiva, a alimentação e o reforço escolar. A parceria com o Ministério da Defesa compreende também, transporte, assistência médico-odontológica, atividades culturais e educação moral e cívica.

A partir de 2004, além dos desportos tradicionais, ministrados sob a supervisão de monitores qualificados, foi iniciada a prática de iatismo pela Classe Optmist. Os resultados alcançados, em curto espaço de tempo, motivaram a realização da primeira regata, que contou com 81 equipes segundo a Federação Náutica de Brasília. “Ao longo dos anos o recorde de participação vem sendo quebrado a cada edição. Ano passado foram 141 inscritos e 80 barcos participantes”, revelou o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Renê Rosa de Jesus, comandante do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília.

Para o presidente da Federação Náutica de Brasília, José Adalberto Alves da Costa, a competição de vela da categoria iniciante é uma oportunidade excepcional. Além do objetivo maior que é formar cidadãos, acaba estimulando a garotada a praticar um esporte de alto rendimento transformando um programa de inclusão num celeiro de atletas”, explica.


Serviço: 5ª Regata Forças no Esporte – Programa Segundo Tempo
Data: 30/11/2008 (domingo)
Horário: 10h
Local: Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília
Setor Clubes Norte – L4 Norte, Trecho 2, Lote 1 –
Ao lado do iate clube – Brasília – DF

Contato:
Carla Belizária (Ascom-ME)
Fones(61) 3217-1723 e 8402-7749

Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte



  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: