Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


17/11/2008 às 18:30 - Ministério realiza capacitação nacional dos coordenadores do Recreio nas Férias  

Já está disponível no portal do Ministério do Esporte www.esporte.gov.br a lista dos nomes das 26 entidades e prefeituras selecionadas para a execução do projeto Recreio nas Férias – Segundo Tempo. Agora, é chegada a hora de capacitar 60 profissionais – coordenadores de núcleo e formadores - que servirão de multiplicadores do ensinamento junto a 3.784 coordenadores de núcleo e monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades nos núcleos contemplados. A 1ª Capacitação Nacional do Recreio nas Férias acontece ainda este mês, nos dias 22 e 23, no Lake Side Hotel, em Brasília.

Um total de 108 mil crianças e adolescentes estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública de ensino irá participar da colônia de férias pioneira. Eles são contemplados em 541 núcleos de atendimento junto a parcerias que desenvolvem o Segundo Tempo em 13 estados brasileiros.

O projeto piloto do Recreio nas Férias contará com duas datas de realização: 19 a 23 de janeiro e de 26 a 30 de janeiro. Cada criança participará das atividades sempre de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. De acordo com o secretário Nacional da SNEED, Julio Filgueira, o planejamento específico das atividades será de competência das equipes de trabalho dos próprios pólos, ou seja, dos locais onde serão realizadas as atividades.

A proposta desse projeto de férias tem o diferencial de oferecer aos participantes uma variedade de alternativas prazerosas e ao mesmo tempo construtivas. Para que os estudantes possam preencher seu tempo livre serão oferecidas além de três lanches diários, sendo o do horário do almoço bem mais reforçado, atividades lúdicas, esportivas e de lazer, recreação, apresentações culturais e passeios turísticos.

“Quanto mais adequadas às realidades locais (cultura, talentos, anseios e tradição) forem as atividades, maior será o aproveitamento e a motivação dos participantes”, destaca Julio Filgueira. O secretário informa que seráq disponibilizado pelo Ministério do Esporte todo o material esportivo e recreativo e uniformes específicos como camisetas, bonés e kit de primeiros socorros.

Haverá, também, a identificação dos núcleos do Recreio nas Férias. “O Ministério do Esporte também vai assegurar material de divulgação como cartazes, folders e banners”, informa Silvia de Pinho Bortoli, coordenadora de Programas Especiais da SNEED.

Entidades contempladas
Instituto de Desenvolvimento Humano – Idesh (AL)
Secretaria de Estado da Juventude, Desportos e Lazer (AM)
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (BA)
Prefeitura Municipal de Sobral (CE)
Prefeitura Municipal de Maracanaú (CE)
Instituto Pró-Ação (DF)
Prefeitura Municipal de Pains (MG)
Instituto Cidade (MG)
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG)
Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete (MG)
Prefeitura Municipal de Belém (PA)
Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste (PR)
Prefeitura Municipal de Cafezal do Sul (PR)
Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (RJ)
Prefeitura Municipal de Volta Redonda (RJ)
Fundação Carlos Augusto Bittencourt – Funcab (RJ)
Prefeitura Municipal de Major Sales (RN)
Prefeitura Municipal de Luís Gomes (RN)
Prefeitura Municipal de Natal (RN)
Prefeitura Municipal de São Fernando (RN)
Prefeitura Municipal de Porto Velho (RO)
Prefeitura Municipal de Aracaju (SE)
ONG – Bola Pra Frente (SP)
Prefeitura Municipal de Amparo (SP)
Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP)
Prefeitura Municipal de Bebedouro (SP)


Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: