Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


29/10/2008 às 15:00 - Programa Segundo Tempo é apresentado na 18ª Reunião de Cúpula Ibero-americana  

A proposta é coordenar políticas públicas e ações dirigidas à inclusão social dos jovens em 23 nações. Ministros de países ibero-americanos responsáveis pela área da juventude, entre eles, o ministro do Esporte do Brasil, Orlando Silva, vão propor aos chefes de Estado e de governo reunidos na 18ª Cúpula Ibero-Americana, um plano de cooperação e integração da juventude, no encontro que acontece de 29 a 31 de outubro, na capital San Salvador, em El Salvador.

A cúpula deste ano debaterá temas relacionados ao Esporte como instrumento de desenvolvimento e paz. Na oportunidade, o Segundo Tempo, programa de inclusão social do Ministério do Esporte do Brasil será apresentado no encontro que reúne presidentes da República de 23 nações entre Portugal, Espanha e países da América.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua participação e deve chegar a San Salvador por volta das 23h de hoje, acompanhado do ministro Orlando Silva, do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e titulares de outras pastas.

Na cúpula do ano passado, em Santiago do Chile, 2008 foi declarado Ano Ibero-Americano da Juventude. Cerca de 150 milhões de jovens vivem nos 22 países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e Europa, que integram a comunidade ibero-americana. Iniciativas e acordos em favor da juventude costumam constar nas declarações finais do encontro anual de líderes latino-americanos e europeus.

A conferência ibero-americana foi lançada em 1991, por sugestão espanhola, como parte das comemorações pelos 500 anos do chamado Encontro de Dois Mundos – seu calendário inclui reuniões ministeriais preparatórias e uma cúpula anual de chefes de Estado e de governo. O objetivo central dessa aproximação é impulsionar a cooperação, a coordenação de posições e a solidariedade entre as nações ibero-americanas.

Integram a comunidade ibero-americana Brasil; Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; El Salvador; Espanha; Guatemala; Honduras; México; Nicarágua; Panamá; Peru; Paraguai; Portugal; Principado de Andorra; República Dominicana; Uruguai e Venezuela.

Carla Belizária
Ascom – ME


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: