Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


17/10/2008 às 12:50 - Segundo Tempo começa a atender 12 mil crianças no interior do Goiás  

Nesta semana foi lançado em Goiânia o programa de inclusão de crianças em áreas de risco social, Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. O convênio é uma parceira entre o Governo Federal e a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), do estado do Goiás. O programa atenderá cerca de 12 mil crianças e adolescentes, matriculadas nos ensinos fundamental e médio de escolas públicas, são 60 núcleos em 57 cidades do interior.

O objetivo do projeto é colaborar para a inclusão social e ser um instrumento de educação, esporte e lazer para contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens de 7 a 17 anos. No período das férias escolares, o projeto terá continuidade e oferecerá atividades diferenciadas, como colônia de férias, passeios culturais, palestras, gincanas, entre outras.

De acordo com Talles Barreto, presidente da Agel, o projeto terá grande impacto social. “O Segundo Tempo é um projeto que, por meio do esporte, contribui para a formação de cidadãos. Uma maneira de oferecer educação em tempo integral as nossas crianças, por meio de um convênio com o Ministério do Esporte. Contribuirá no desenvolvimento das crianças em termos de saúde, educação e lazer, além de um meio para revelar talentos”, diz.

As atividades serão realizadas em horários do contra-turno do período escolar, com esportes coletivos e individuais. As crianças também receberão uniformes, produzidos pelo programa Pintando a Liberdade do Ministério do Esporte, além de material esportivo e lanche. Estão envolvidos cerca de 240 profissionais, sendo que cada núcleo conta com um coordenador, dois monitores e um pedagogo.

Segundo Tempo
O Segundo Tempo promove o acesso a atividades esportivas e reforço escolar e alimentar a crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental e médio, exposto a riscos sociais. As atividades são desenvolvidas no período oposto ao ensino regular nos espaços físicos comunitários ou escolares, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

O Segundo Tempo funciona por meio de parcerias firmadas entre o Ministério do Esporte e os Governos Estaduais e Municipais, Organizações Não-Governamentais e entidades nacionais, públicas ou privadas, sem fins lucrativos.


Breno Barros
Foto: Imagem das crianças do núcleo piloto do S.T
Ascom-Ministério do Esporte




  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: