Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


14/10/2008 às 10:00 - Estudantes do interior paulista curtem Dia da Criança com uma semana de diversão  

A semana recheada de muita alegria e recreação marcou as comemorações do 12 de outubro, de 18 mil estudantes do Programa Segundo Tempo que moram em 16 cidades do interior paulista. A iniciativa foi da Ong-Oscip Pra Frente Brasil, entidade parceira que proporcionou a oportunidade para que cada menino e menina pudessem curtir com mais intensidade e segurança o seu dia, reforçando, acima de tudo, a importância de brincadeiras na manutenção de uma infância saudável por meio do esporte de inclusão.

Na hora de aguçar a fantasia das crianças, houve criatividade de sobra. Personagens infantis, palhaços e brinquedos não faltaram. Pintura de rosto, cama elástica, balão pula-pula, piscina de bolinhas, projeção de filmes, apresentação de danças, gincanas, passeios, torneios multiesportivos e atividades recreativas foram acrescentados a rotina dos núcleos onde o basquete é um dos focos principais da prática esportiva.

Além do reforço escolar e alimentar, o programa também oferece aos beneficiados outras modalidades esportivas como: futebol, handebol, vôlei, xadrez, capoeira, recreação, gincanas, passatempo, e o Cantinho da Criança, espaço dedicado a explorar a criatividade por meio da pintura, desenhos e redações.

Antecipar e ampliar a festa do Dia das Crianças com a oferta de atividades diferenciadas também foi uma ação estratégica. A atividade permitiu que as crianças do programa de inclusão social do Ministério do Esporte pudessem também comemorar a data no último domingo, com seus familiares. “Foi uma forma de lhes proporcionar recreação e ao mesmo tempo homenageá-las”, justifica Karina Valéria Rodrigues, coordenadora geral da entidade e ex-atleta da seleção feminina de basquete da Argentina.

A comemoração de datas importantes do calendário nacional faz parte da programação cultural e pedagógica da Pra Frente Brasil como forma de reforçar a cidania e o orgulho de ser brasileiro em cada estudante do Segundo Tempo. “Além das atividades do Dia das Crianças, a entidade já está preparando a programação de Natal, que também será desenvolvida em todos os núcleos onde a entidade atua”, informa Bruno Zalla Fosco, secretário administrativo da Ong.

As cidades paulistas contempladas na parceria são: Artur Nogueira, Jaguariúna, Pedreira, Conchal, Holambra, Morungaba, Marília, Sumaré, Iracemápolis, Taboão da Serra, Santo Antônio de Posse, Itaquaquecetuba, Batatais, Ibaté, Tuiuti e Itapira. As unidades da Bola Pra Frente contam com estrutura completa para desenvolver a prática esportiva, o lazer e a recreação aos estudantes na faixa etária de 7 a 18 anos. O Ministério do Esporte oferece, ainda, gratuitamente, o uniforme e o material esportivo.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte



  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: