Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


03/10/2008 às 16:36 - Crias do Programa Segundo Tempo sobem ao pódio no Nacional de Canoagem da República Tcheca  

Dois estudantes, filhos de pais trabalhadores rurais volantes (ex-bóias frias), cujo talento para canoagem foi descoberto no Programa Segundo Tempo Navegar de Ribeirão Claro (PR), trouxeram esta semana da República Tcheca cinco medalhas conquistadas no campeonato, na cidade de Tyn Nad Vitavou. A disputa reuniu atletas de 35 países. Fábio Figueiredo, 23, foi ouro no K1- mil metros e bronze no K1- 500 metros. Enquanto dupla, Fábio e o canoísta Leandro Prado, 24, conquistaram duas pratas no K-2 nos mil e 2 mil metros, além do bronze na categoria K-4 misto

Ao retornarem à Ribeirão Claro, Fábio e Leandro foram recebidos como heróis. Mais que isso, eles servem de inspiração para cerca de 200 crianças do Programa Segundo Tempo Navegar que funciona em parceria com a Prefeitura Municipal. Foi neste mesmo núcleo de atendimento, localizado no Balneário da Cachoeira e onde são reunidos os alunos interessados em continuar a prática esportiva depois do aprendizado no Navegar, que Fábio e Leandro ainda garotos ingressaram e abandonaram de vez o trabalho no campo. Na época os garotos que estavam com o estudos bastante atrasados, passaram a se dedicar exclusivamente à pratica esportiva e a escola.

Leandro Prado concluiu o ensino médio e pretende em breve cursar faculdade de Educação Física. Atualmente, o atleta além de se dedicar aos treinamentos, também exerce a função de instrutor de canoagem no mesmo núcleo do Segundo Tempo onde aprendeu a navegar ensinando a modalidade às crianças do programa de inclusão social do Ministério do Esporte. “Atualmente a parceria está em fase de renovação, mas nem por isso deixamos de treinar”, revela, ao defender que o esporte “é a vida de todas as crianças carentes atendidas”.

Não faltam títulos na carreira esportiva de Leandro. Além de campeão paranaense em 2006, foi vice no brasileiro de Junior USP-2006 e atual campeão do brasileiro de canoagem maratona, de cinco e 30 quilômetros.

Fábio, por sua vez, está finalizando o ensino médio. “Ainda não decidi se vou cursar faculdade, mas estou determinado prestar concurso público e seguir carreira de Policial Rodoviário sem abandonar a canoagem”, afirma. Ele destaca que, agora, a prioridade do treinamento dos ex-alunos do programa Segundo Tempo é participar do Campeonato Sul-Americano. “A seletiva será dias 21 e 22 de novembro, na Arraia da USP e acontece geralmente com a participação de seis atletas, em barcos duplos ou individuais”, finaliza.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte




  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: