Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


04/08/2008 às 17:00 - Única brasileira maratonista a participar das olimpíadas prestigia Programa Segundo Tempo  

Para comemorar seus 46 anos de emancipação dia 31 de julho, a cidade de Lauro de Freitas (BA) realizou a 8ª Maratona da Emancipação. Entre as inúmeras atividades esportivas e culturais promovidas pela prefeitura na semana de festividades, a corrida de rua foi o evento de maior destaque contando com uma grande atração: a participação da atleta Marily dos Santos, campeã brasileira e única representante do Brasil nas Olimpíadas de Pequim, na categoria maratona feminino.

Ao vencer a corrida de rua de 10,5 quilômetros, onde disputaram mais de 400 atletas do país, Marily dos Santos, que é alagoana radicada na Bahia, foi ovacionada pelos populares laurofreitenses e pelos estudantes do Segundo Tempo. Em conversa com o coordenador geral do programa, Nivaldo Serva, a atleta elogiou o programa declarou-se “admiradora e que apóia e incentiva as ações do Segundo Tempo”. Recém chegada de uma temporada na Colômbia, para treinamento de adaptação de altitude e de clima, ela disse estar esperançosa de um bom resultado nos jogos olímpicos.

Na maratona, enquanto Marily percorria o trajeto da maratona em Lauro de Freitas, a garotada presente em todas as ruas da cidade, ficava eufórica. Crianças do Programa Segundo Tempo como Henrique Felipe Paim, 10, contempladas na parceria com a prefeitura de municipal deram exemplo de cidadanias vestindo, literalmente, a camisa do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, no evento promovido pela secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

“Se eu pudesse meu uniforme não sairia do corpo de tanto que eu amo o Segundo Tempo”, revela Henrique. O menino, ao lado da mãe, a funcionária pública Rita Chaves, atuou voluntariamente na organização da maratona, distribuindo lance e água aos maratonistas. “Meu lance é futebol, mas quando o assunto é esporte, de uma forma geral e independente da modalidade a gente tem que colaborar”, ensina.

Conquistas
Marily dos Santos carrega diversos títulos. Em 2007 foi campeã da Maratona do Rio, 3ª lugar na Maratona de Padova e 5ª colocada na Corrida de São Silvestre. Em 2005 foi 3ª classificada na Volta da Pampulha e campeã brasileira nos 3.000m c/ obstáculos e campeã da meia-maratona ibero-americana em 2003. Marily trabalhou na roça desde os cinco anos de idade. Sempre com muita energia, corria de uma cidade a outra para transmitir recados ou vender produtos do campo. Até a 4ª série, estudou em uma sala de aula que também servia como depósito e chegou a concluir a 6ª série.

Incentivada por um primo ex-maratonista, correu uma prova em Maceió (AL) e surpreendeu-se ao chegar em quarto lugar. A atleta, que tem quatro irmãs, é casada há oito anos com Gilmário Mendes, seu técnico e com quem vive em Salvador. Avessa à cidade grande, cultiva hábitos como cuidar da horta em seu sítio, ou pescar e andar a cavalo.


Esportes radical, de aventura e de elite
A parceria do Segundo Tempo com a Prefeitura de Lauro de Freitas está em fase de renovação. Para esse novo convênio a idéia é iniciar as atividades no final do mês e contemplar 10 mil estudantes em 50 núcleos instalados em comunidades carentes. Entre as localidades contempladas estão os bairros de Itinga, Portão, Caji e centro, além dos povoados da zona rural de Areia Branca, Jambeiro, Cassange, Barro Duro e Quingoma, sendo esta ultima, uma comunidade quilombola.

As unidades funcionarão em escolas públicas e em espaços alternativos nas associações de moradores, Faculdade Unime, Associação dos Funcionários Públicos, Associação dos Praças da Polícia Militar, Clube Ipitanga, além do Villas Tênis Clube com o qual está sendo negociada uma parceria local. “Além da prática do skate e do surf nossa meta é implantar esportes de elite como o tênis”, antecipa Nivaldo Serva.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte




  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: