Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


30/04/2008 às 15:40 - Bola Pra Frente é exemplo de operacionalização do Segundo Tempo  

Em visita a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Bola Pra Frente, em Jaguariúna (SP), no último sábado (26/04), o ministro do Esporte Orlando Silva declarou que a entidade é uma das principais referências para o programa Segundo Tempo no Brasil. Recepcionado pelo prefeito de Jaguariúna, Tarcísio Cleto Chiavegato, pela coordenadora-geral da Bola Pra Frente, Karina Valéria, e por cerca de três mil estudantes, o ministro pôde observar os trabalhos desenvolvidos pelos programas Segundo Tempo, Escolinha de Basquete Karina e Faces do Brasil, com os quais a Oscip mantém parceria.

Orlando Silva destacou a importância da entidade para o programa do Ministério do Esporte. “Atuamos em inúmeros pontos do país, sem dúvida, a Bola pra Frente é um exemplo a ser seguido pelos núcleos do Segundo Tempo”, disse.

Em consonância com o ministro, o prefeito Tarcísio Chiavegato destacou que o Bola Pra Frente é de fundamental importância para o município. “Graças ao esforço do instituto, boa parte das crianças jaguariunenses recebe ajuda do projeto social”, disse Chiavegato.

Durante a visita, o ministro Orlando Silva prometeu destinar verba para cobertura de quatro quadras esportivas do Parque Serra Dourada, local onde o instituto desenvolve atividades. “O esporte é uma escola para a vida. As crianças, desde cedo, necessitam desenvolver a perseverança, tanto no esporte quanto no dia-a-dia. Esse é o principal objetivo do Segundo Tempo”, acrescentou.

A ex-atleta da seleção argentina de basquete, Karina Valéria Rodrigues, se tornou cidadã jaguariunense na semana passada. E como ilustre cidadã reconheceu os esforços de sua equipe composta por mais de 400 funcionários o Bola pra Frente. "Nosso instituto alcançou visibilidade e respeito. Iniciamos este projeto em 2004, com apenas 150 crianças. Corremos atrás de parcerias logo que o programa Segundo Tempo foi lançado pelo presidente Lula. Atualmente atendemos 18 mil alunos em dezenas de cidades. Isso tudo é fruto do trabalho árduo em prol, somente, das crianças”, informou.

Estrutura
Ao mesmo tempo em que desenvolve as ações do programa Segundo Tempo, o instituto Bola Pra Frente agrega mais dois projetos: Escolinha de Basquete Karina e Faces do Brasil.

São oferecidos modalidades como basquete, futebol, handebol, vôlei, xadrez, capoeira e atividades recreativas e educativas como gincanas, passatempo e cantinho da pintura, espaço dedicado a criatividade. Os estudantes contemplados nesta parceria recebem do Pintando a Liberdade, outra programa do Ministério do Esporte, além do uniforme (camisetas e shorts), matérias esportivos (bolas, redes).

Atualmente o Segundo Tempo/ Bola pra Frente beneficia 16 municípios paulistas. São eles: Artur Nogueira, Jaguariúna, Pedreira, Conchal, Holambra, Morungaba, Marília, Sumaré, Iracemápolis, Taboão da Serra, Santo Antônio de Posse, Itaquaquecetuba, Batatais, Tuiuti, Ibaté e Itapira.


Breno Barros
Ascom-Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: