Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


14/02/2008 às 18:34 - Responsabilidade social marca 1° dia de capacitação dos coordenadores do Segundo Tempo do DF e GO  

O Ministério do Esporte quer tornar o programa Segundo Tempo referência nacional na elaboração da política pública esportiva. Uma das estratégias a serem adotadas já a partir deste ano, é incentivar governos - municipal, estadual e federal - a incrementar parcerias, fazendo com que o esporte se torne imprenscindível na vida de crianças e adolescentes carentes em áreas de vulnerabilidade social.

“Em breve estaremos inaugurando uma nova experiência direta com o poder público”, antecipou o secretário Nacional de Esporte Educacional, Júlio Filgueira, referindo-se a parceria com o Governo do Distrito Federal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14), em Brasilia, durante a abertura do programa de capacitação nacional dos coordenadores de núcleo do programa Segundo Tempo. Serão habilitados 238 profissionais das áreas de Educação Física, Pedagogia e Letras do Distrito Federal e do estado de Goiás .

A valorização conjunta das atividades de esporte e lazer, do esporte de inclusão, com o esporte de alto rendimento, chamou atenção da secretária nacional de Esporte e Lazer,Rejane Penna Rodrigues. Ela, que também é professora de Educação Fisica destacou os avanços que presenciou no setor durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ao contrário do que acontecia na época em que me formei onde a grande preocupação era conquistar boa forma física e a aplicação da ordem e da disciplina; agora, o que vemos é a integração entre os profissionais da área, o investimento no esporte social como ferramenta de desenvolvimento humano e a aplicação do esporte como política pública do País”.

Programação
Na abertura do Encontro de Capacitação foram abordados os temas: Gestão de Projetos Esportivos Sociais, Educação para o Desenvolvimento Humano para o Esporte e a Cultura Corporal do Movimento Humano e o Esporte Educacional. Paralelamente à capacitação no DF e em GO mais outras duas foram inciadas na data de hoje: a de 500 coordenadores de núcleo do Programa Segundo Tempo no Rio de Janeiro (RJ) e Natal (ES).

A capacitação nacional dos coordenadores de núcleo do Segundo Tempo, prevê a formação de cerca de cinco mil coordenadores de núcleo. O encontro realizado em Brasilia faz parte do primeiro ciclo que capacitará três mil profissionais e que acontece simultaneamente em 13 estados e no Distrito Federal, nos meses de fevereiro e março. O segundo ciclo será em abril próximo. Cada capacitação tem duração de três dias.

Os coordenadores de núcleo serão multiplicadores da capacitação junto aos monitores. Cada unidade de atendimento do Segundo Tempo fica sob o comando de coordenadores de núcleo; em média dois monitores e 200 crianças. Em todo o Pais os cinco mil coordenadores de núcleo comandam 18 mil monitores co-partipantes do atendimento do programa, que assegura o reforço escolar e alimentar e a prática esportiva a 1,1 milhão de estudantes.

Para o coordenador Vicente Parisi, do núcleo Recanto dos Jovens, em Valparaízo (GO), essa é uma oportunidade única. “Por diversas vezes motivamos nossos colegas a fazerem o curso mas eu, particularmente, nunca participei. Agora com essa capacitação estarei apto à orientar nossos monitores e futuros coordenadores”, admitiu.


UFRGS e UFRN habilitam formadores
Quem comanda a capacitação dos coordenadores de núcleo são 42 formadores. A maioria é composta por professores Universitários de Educação Física que recebeu treinamento em Maringá (PR) numa parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) .
Foram criadas seis equipes compostas por sete formadores que, acompanhados dos consultores da UFRGS são responsáveis pela qualificação dos coordenadores de núcleo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já a capacitação dos profissionais do Segundo Tempo das regiões Norte e Nordeste, ficaram sob responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: