Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


11/10/2007 às 16:16 - Presidente Lula lança programa de atenção a crianças  

O picadeiro do circo foi o espaço escolhido para a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. A cerimônia aconteceu em Brasília, nesta quinta-feira (11), véspera do dia das crianças. O programa, segundo o presidente Lula, que participou do lançamento, objetiva auxiliar na estruturação das famílias e investir nas crianças e adolescentes que hoje estão à margem da sociedade.

“O que é sagrado é o exemplo”, disse o presidente ao lado de Roberto Silva, ex-interno da Febem e hoje professor doutor da USP, e de Moisés Machado, outro ex-interno, atualmente profissional de segurança no Rio Grande do Sul.

O Ministério do Esporte será um dos 14 envolvidos nas ações do plano, que inclui quatro ações: Projeto Bem-Me-Quer, que promove a articulação das políticas públicas para crianças e adolescentes nas 11 regiões metropolitanas de maior vulnerabilidade para a violência, o Caminho para Casa, que promove o direito à convivência familiar e comunitária, e o Na Medida Certa, que prevê o desmonte do antigo sistema Febem com a implantação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Ao todo, serão investidos R$ 2,9 bilhões do Orçamento da União até 2010. O Ministério do Esporte programa a destinação de R$ 37,6 milhões para a construção de quadras esportivas nas unidades de internação, que serão reformuladas. As novas estruturas, 29 em todo o Brasil, também contarão com salas multimídia, oficinas, escolas, alojamentos e ambulatórios.

O programa contará ainda com o apoio de cinco empresas estatais, entre elas, a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás. De acordo com o secretário Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannucci, o plano irá virar a página do velho modelo da Febem e tratar as crianças com a atenção que merecem. “Sem o amor do estado pela criança brasileira, não há meios de alcançarmos nossa meta de dar às crianças a prioridade que merecem”, disse.

Antes do encerramento do evento, o presidente Lula e os ministros acompanharam uma apresentação de dança e circense que fez um apanhado da história brasileira.


Francine Moor
Crédito da imagem: Aldo Dias
Ascom-Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: