Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


02/10/2007 às 10:27 - Esporte motiva troca de conhecimento na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  

Ao visitar na manhã desta segunda-feira (1º), o stand do Ministério do Esporte no pavilhão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Maria*, 12 anos, moradora da Vila Caub, ficou empolgada com sua nova descoberta. Ao conhecer o material esportivo produzido no programa Pintando a Liberdade, a estudante disse que a confecção de material esportivo seria uma ajuda excelente para sua mãe, que está presa na unidade penitenciária Colméia, no Gama. “Isso é tudo o que mãe precisa para dar um novo rumo em sua vida”, revelou.

Maria e um grupo de 60 alunos do Centro de Ensino Fundamental Metropolitano chegaram cedo à Feira. No espaço montado próximo ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, a jovem mais parecia estar em casa cercada de amigos. “No programa Segundo Tempo a gente tem esporte, tem alimentação saudável e ainda tem professor pra revisar as matérias em que temos dificuldades”, explicou a garota aos colegas ao ver o material de divulgação do programa que oferece atividades no contraturno da escola.

No ano passado, Maria foi contemplada pelo programa no Colégio Caic, no núcleo Bandeirante. “Saí do Segundo Tempo por causa do problema que minha mãe teve. Mudamos de endereço e hoje, eu e meus quatro irmãos moramos distante do núcleo, na casa de uma tia”, disse. Para a jovem, o esporte vai traçar seu futuro profissional. “Na minha escola continuo treinando vôlei porque sonho mudar minha vida pra melhor como atleta profissional nessa modalidade”, planeja.

Para Lena Xavier, professora de Educação Física do Colégio Estadual Mansões Odisséias, de Águas Lindas (GO), a feira da Ciência e Tecnologia é uma excelente oportunidade de levar conhecimento aos estudantes do entorno do Distrito Federal. “Em Águas Lindas temos poucas alternativas de lazer. Esse evento também permitiu que os estudantes conhecessem a capital federal”, informa a educadora, privilegiada com a doação de livros sobre o esporte. As publicações serão utilizadas pelos alunos na biblioteca da escola.

Para o estudante Filipo Konstantini, do Centro de Ensino Almeida Vieira (Ceav), de Taguantinga, a Semana Nacional da C&T foi uma boa idéia. “Aqui, a gente aprende um pouco de tudo. Inclusive, que o Brasil evolui ao utilizar o esporte como ferramenta de tecnologia, de trabalho, de geração de emprego e de inclusão de crianças carentes”, concluiu.

Exposição
No total, a Feira reúne 50 parceiros apresentando exposições, cursos, palestras, peças culturais, atividades educativas e observações de fenômenos da natureza. Para conscientizar a população e mostrar a importância da preservação, o tema "Terra" foi escolhido para esta 4ª edição do evento.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) segue a orientação da ONU que proclamou o triênio 2007/2009 como o Ano Internacional do Planeta Terra, com o objetivo de mobilizar a população mundial para a necessidade de se buscar formas de desenvolvimento sustentável e bom o uso das tecnologias limpas.

*Maria é nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.



Carla Belizária
Na imagem: crianças visitam estande do Ministério do Esporte
Crédito: Aldo Dias
Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: