Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


10/09/2007 às 11:30 - Segundo Tempo arranca aplausos no 7 de setembro com o grito dos incluídos  

O grito de guerra “Educação, Esporte, Inclusão. Segundo Tempo – Brasil”, em frente à tribuna de honra, durante o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reforçou ainda mais o espírito cívico dos brasileiros. Acompanhados de Maurício, Marcelo Negrão e Paulão, atletas do ouro olímpico do vôlei, e por cinco atletas do programa Bolsa-Atleta, 100 estudantes do programa em núcleos de Valparaízo (GO) desfilaram como heróis, arrancando aplausos dos presentes, ao defenderem a candidatura do Brasil como sede das Olimpíadas de 2016 e da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Uniformes bem passados, peito estufado, passos sintonizados. A alegria estampada no rosto das crianças foi a marca registrada do grupo. Os estudantes repetiram com perfeição os treinamentos realizados em quatro semanas, no núcleo Céu Azul, de acordo com a coordenadora geral da parceria com o Instituto Pró-Ação, Piscila Moreira. “Nossas crianças são lindas. Apesar de a grande maioria carregar histórias tristes, elas nos emocionam a cada instante, nos dando mostra de superação”, relatou a pedagoga.

O evento foi acompanhado com atenção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, demais ministros de estado e pelo convidado de honra, o presidente de Moçambique, Armando Guebuza.

Conforme o ministro Orlando Silva, a idéia foi reforçar no desfile que, a exemplo dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007, o Brasil está apto para sediar eventos esportivos de grande porte. Ainda, segundo o ministro, com relação aos jovens beneficiados pelo Segundo Tempo, a proposta foi mostrar ao público o que o Segundo Tempo tem de melhor: a formação de cidadãos de bem e o orgulho de ser brasileiro. “A apresentação de nossas crianças do Segundo Tempo foi exemplar. Eles desfilaram como heróis”, elogiou Silva.

O esporte brasiliense se fez presente na cerimônia cívica. Os atletas Patrícia e Priscila Lima (ambas do atletismo), Mariana Terto (natação), Angélica Gama (kick boxing), Gustavo Sampaio (caratê), Elianay Santana (atletismo) e Pedro Borges (remo), contemplados pelo Bolsa-Atleta, também desfilaram.

A estudante Priscila Novaes, 13 anos, era só sorrisos na concentração do desfile. Muito animada, a aluna da 6ª série disse que estava treinando para um futuro próximo. “Amo praticar natação no Segundo Tempo. Tenho certeza que, em breve, estarei desfilando como nadadora da seleção brasileira, para o presidente Lula assistir e se orgulhar mais uma vez”, avisa.

O estudante da 4ª série Murilo Gláucio Sabino disse alimentar o sonho de ser jogador de futebol. “Adoro estudar e chutar bola. Mas por enquanto, a bola da vez é ficar bonito, com uma cabeleira maneira para mostrar para as pessoas o quanto o programa Segundo Tempo muda a vida da gente e pra melhor”, disse, ao retocar o penteado.

Finalizando a representação do Ministério do Esporte na Semana da Pátria, os idosos do Programa Vida Saudável desfilaram esbanjando. Trata-se de um grupo de 100 idosos moradores da Vila Planalto, contemplados pelo Vida Saudável na parceria com os Fuzileiros Navais de Brasília.



Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: