Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


18/07/2007 às 17:28 - Programa Segundo Tempo carimba sua marca no hobie cat 16 de vela no Pan 2007  

A expectativa da conquista de medalha nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 contagiou uma cidade inteira. A população de cerca de 27 mil moradores de Ilhabela, no litoral paulista, torce por dois atletas moradores ilustres que vão defender o Brasil na disputa. Um deles, o estudante Bruno dos Reis Oliveira, 18, foi revelado pelo Programa Segundo Tempo-Navegar, do Ministério do Esporte. O “Bruninho”, como é conhecido, conquistou a única vaga do hobie cat 16, uma das nove categorias de vela a serem disputadas no Pan 2007. A embarcação é mais conhecida como catamarã.

Bruno encarou a estrada na última segunda-feira (16), com destino ao Rio de Janeiro, para encontrar com o experiente velejador, Bernardo Muller Carioba Arndt, 40, sua dupla no hobie cat 16, e intensificar os treinamentos. Durante o trajeto, de 435 quilômetros, ele rebocou as duas embarcações que serão utilizadas nas competições do Pan, a partir do próximo domingo (22).

O local da disputa do Pan será a Bahia de Guanabara, precisamente a Marina da Glória. Bruninho alimenta o sonho de emplacar o Brasil em mais uma medalha no Pan. "A bandeira do Brasil é o item principal de nossa bagagem", revelam os atletas, confiantes em bons resultados.

Dupla prodígio
Baby começou a velejar aos 8 anos, na represa de Guarapiranga no Iate Clube Paulista. Até os 14 anos, permaneceu na classe optmist (iniciante). Aos 15, velejou na proa, vencendo dois campeonatos paulistas e um Sul Americano. Em 1985, foi timoneiro e conquistou mais uma vez o título de campeão paulista. Bruninho, por sua vez, iniciou na classe optmist aos 12 anos, na Escola Municipal de Iatismo, numa parceria com o Programa Segundo Tempo Navegar de Ilhabela. Aos 16 anos, ele entrou numa nova classe, o Hobie Cat 16, ao lado do velejador Bernardo Ardnt, e desde então, a dupla só colheu vitórias.

Entre os títulos, estão as façanhas do primeiro lugar nos campeonatos Paulista de 2005 e de 2006, a conquista do Pré Pan-americano em 2006, do Sudeste Brasileiro de 2006, da 18ª posição no Mundial de África do Sul (2006) e do Pré Pan-americano 2007.

Segundo Tempo
O programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério do Esporte, oferece a prática esportiva e cultural e reforço escolar e alimentar a crianças e jovens no contraturno da escola. Em Ilhabela, o programa é desenvolvido desde 2004, já tendo atendido cerca de mil estudantes. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

Cidade do esporte de aventura
Ilhabela é a maior ilha marítima brasileira, com área de 352 km2 e cerca de 140 km de costa. São mais de 40 praias e 300 cachoeiras e poços, entre 14 montanhas, com altitude de 600 a 1.300 metros.



Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Na imagem: Dupla leva a experiência na modalidade para o Pan.
Crédito da imagem: divulgação


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: