Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


29/11/2006 às 16:07 - Programa Segundo Tempo é renovado em Dourados (MS) e atende 200 crianças indígenas  


Os povos indígenas habitantes da Aldeia Jaguapirú, distante 15 quilômetros de Dourados (MS), estão em festa. O Ministério do Esporte e a Secretaria de Estado da Educação (SED) renovaram a parceria com o Programa Segundo Tempo. O novo convênio traz novidades. Dos 11,2 mil estudantes contemplados em todo o estado, distribuídos em 56 escolas estaduais de 14 municípios, 200 alunos são indígenas da Escola Indígena Tangatuí, de Dourados.

O lançamento aconteceu durante o Aty Guassu - grande reunião em guarani - um encontro anual entre professores e lideranças indígenas. A iniciativa de implantar núcleos em localidades que atendam comunidades indígenas tem como objetivo minimizar a evasão escolar, contribuir para o espírito de socialização, ajudar no combate a desnutrição e auxiliar na diminuição da violência. Habitam na área indígena de 3,5 mil hectares em Dourados cerca de 11 mil índios.

As atividades do Programa Segundo Tempo começam no início do ano letivo de 2007. O funcionamento dos núcleos dentro das escolas permitirá que os alunos contemplados tenham educação integral. Eles receberão gratuitamente, do governo federal, o acompanhamento pedagógico, o reforço alimentar e a prática esportiva.

Na cerimônia de lançamento estiveram presentes o secretário de Educação, Hélio Lima, representantes do Ministério do Esporte, além de 56 professores que vão atuar como coordenadores de núcleos do Segundo Tempo. “Após a solenidade daremos início a mobilização e a organização de cada núcleo para inscrever as crianças”, informou a coordenadora geral do Segundo Tempo na SED, Romilda Matsui Arakaki.

Além de Campo Grande e Dourados, participam do Segundo Tempo os municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Anastácio, Sidrolândia, Terenos, Bandeirantes, Coxim, Fátima do Sul, Três Lagoas e Ponta Porã. A parceria conta com recursos do Ministério do Esporte no valor de R$ 1.041.600,00 e contrapartida estadual de R$ 344 mil.



Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: