Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


21/09/2006 às 16:56 - Segundo Tempo potencializa ações para resgatar crianças das ruas em Diadema (SP)  


A partir do mês de outubro, cerca de 10 mil jovens de Diadema (SP) em situação de risco serão atendidos pelo Programa Segundo Tempo Esporte pela Paz, como é chamada a parceria entre Ministério do Esporte e a Prefeitura de Diadema. Para aprimorar o atendimento das crianças, o município disponibilizou todos os equipamentos esportivos existentes, inclusive os instalados em ginásios e praças públicas.

A parceria traz alternativas inteligentes e viáveis de colocar, na prática, o esporte e a escola no mesmo time. Para tanto, foram traçadas ações estratégicas para atrair jovens que não estão estudando e transferi-los do ambiente das ruas para dentro da sala de aula. Nos 17 postos de cadastro - entre ginásios e campos de futebol - abertos atualmente, já estão autorizadas as inscrições tanto para crianças e adolescentes que estudam nas redes de ensino municipal e estadual, quanto para os que não estejam matriculados. A meta, segundo o coordenador geral do Segundo Tempo, Alexandre Machado, é que até o próximo dia 29 de setembro as crianças estejam cadastradas e os dados lançados no site do Ministério do Esporte.

Os jovens contemplados terão assegurados, três vezes por semana, o reforço escolar e alimentar além da prática esportiva como o futebol e o jiu-jitsu. Ao marcar presença em um dos 50 núcleos do Segundo Tempo garantidos na parceria, será imposta ao jovem que não estuda a condição de participar do ensino regular. "Os coordenadores de núcleo e monitores terão atuação fundamental nesse processo de resgate", ressalta Wladimir Rodrigues, secretário de Esportes e Lazer de Diadema.

Para o secretário, o Segundo Tempo tem grande importância no combate às desigualdades e proporciona a esperança de um futuro melhor. "Além de mudar para melhor a vida de crianças carentes, o projeto também atinge as pessoas que participam de seu dia-a-dia e os parceiros locais que colaboram de diversas formas, fazendo com que todos acreditem que fazer o bem enriquece gerações", justificou.

Investimento
Para a implantação do Programa Segundo Tempo em Diadema, o Ministério do Esporte disponibilizou recursos no valor de R$ 980 mil. Deste valor, 20% já podem ser aplicados e os 80% restantes virão após a implantação do programa, de acordo com o calendário de desembolso previsto pelo convênio. Além da compra de material, os recursos serão investidos na contratação de 100 profissionais para exercerem as funções de coordenadores e monitores, entre eles especialistas da área para desenvolverem atividades com deficientes físicos.



Carla Belizária
Ascom-Ministério do Esporte


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: