Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


28/04/2006 às 18:06 - Instituto Casa da Gente solicita ampliação do Segundo Tempo para comunidades carentes  

A turma do gueto está em festa. O Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, vai chegar para cerca de 3 mil estudantes carentes moradores da região do Campo Limpo, periferia da zona sul da cidade de São Paulo e para o município de Carapicuíba, interior do estado. O ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu na manhã de hoje (28/4) o apresentador de televisão Netinho de Paula, que reiterou o pedido de renovação do programa com o Instituto Casa da Gente, entidade que preside. “O Segundo Tempo combate as desigualdades sociais e ajuda os excluídos. Vim pedir pessoalmente porque não tenho outro interesse a não ser fazer com que meu povo fique legal”, agradeceu o artista.

O ministro Orlando Silva afirmou que o pedido de renovação será avaliado com atenção pelo Ministério do Esporte. Mais que isso. O ministro declarou-se orgulhoso e agradeceu a iniciativa do Instituto Casa da Gente de oferecer um trabalho enriquecedor que contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural dos 1.350 estudantes contemplados anteriormente. As crianças, segundo Orlando Silva, foram extremamente beneficiadas.

“A pratica esportiva, o reforço escolar e o complemento alimentar oferecidos pelo Segundo Tempo foram somadas às atividades culturais do instituto, como oficinas de teatro, de pintura, de artesanato e de música - nas áreas de percussão, flauta e canto. As crianças também tiveram inclusão digital, capoeira e danças populares (samba, pagode, folclóricas e hip-hop)", enumerou o ministro.

As duas sedes do Instituto Casa da Gente foram transformadas em núcleos de atendimento do Segundo Tempo. Na unidade de Carapicuíba foram beneficiadas crianças moradoras das Coohabs 1, 2, 3, 4 e 5. Já na região do Campo Limpo o atendimento priorizou moradores dos bairros Parque Ypê, Jardim Umuarama e de favelas próximas.

Outro diferencial identificado no Segundo Tempo/Casa da Gente diz respeito ao reforço escolar. Além do acompanhamento de tarefas do ensino regular eles contam com esporte pedagógico. A atividade consiste em oferecer na teoria e na prática as modalidades disponibilizadas - como futsal, vôlei e futebol - com um viés técnico ensinado por profissionais especializados.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: