Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


26/04/2006 às 18:03 - Prefeitura de São José do Rio Preto terá renovação do Segundo Tempo  

A população de São José do Rio Preto (SP) tem muitos motivos para comemorar. Durante audiência realizada na tarde de hoje (26/4) com o ministro do Esporte, Orlando Silva, o prefeito Edinho Araújo teve a confirmação que a parceria mantida com o Segundo Tempo será renovada. Para o ministro, os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura são de grande relevância porque agregaram valor aos benefícios oferecidos aos 5 mil estudantes carentes que participam do programa do governo federal de inclusão social por meio do esporte.

O convênio entre o Segundo Tempo e a prefeitura municipal de São José do Rio Preto vai até julho deste ano, quando será submetido aos trâmites normais de dois processos técnicos: prestação de contas e pedido renovação, com a manutenção da mesma quantidade de jovens contemplados. A idéia, segundo o prefeito Edinho Araújo, é primeiramente aumentar o investimento na qualidade das atividades oferecidas pelos núcleos do Segundo Tempo no município. “O mais importante desse programa é que podemos formar uma ampla rede de proteção aos jovens, para não permitir que eles sejam submetidos aos inúmeros problemas que a rua traz”, disse.

Em São José do Rio Preto, crianças e adolescentes moradores da Zona Norte da cidade, tida como a mais carente da região, tiveram atendimento priorizado. Os jovens dos bairros Solo Sagrado, Eldorado, Maria Lúcia, Jardim Antunes e Jambão praticam esporte e têm assegurado reforço escolar e complemento alimentar. Nos 25 núcleos do município os estudantes praticam natação, futsal, futebol, basquete, vôlei, xadrez, tênis de mesa e têm acesso ainda a um diferencial: a ginástica olímpica.

O ministro Orlando Silva ressaltou que a parceria com a prefeitura tem sido um exemplo de operacionalização. “Além de oferecer atividades extracurriculares como visitas a teatros, museus, parques ecológicos e zoológicos, a atual gestão também investiu na infra-estrutura de lazer e de esporte da cidade”, justificou o ministro.

Entre os resultados positivos apontados pelo prefeito Edinho Araújo estão a diminuição significativa da repetência e da evasão escolar. Segundo ele, esses foram fatores determinantes para os investimentos em equipamentos e estruturação de espaços públicos de esporte e lazer. “Além de construir quadras poliesportivas cobertas e reformar as quadras existentes, o Segundo Tempo nos motivou a criar inúmeros campos de futebol e a investir em esportes de aventura, com a criação de mini-pistas de skate a pedido dos jovens contemplados”, conta o prefeito.

A administração municipal de São José do Rio Preto tem como uma das principais metas o combate a injustiças sociais, assegurando um atendimento específico e de qualidade aos filhos dos operários da indústria e da construção civil, atividades predominantes da região. Edinho Araújo revelou ainda que chegada do Segundo Tempo resultou em uma maior integração entre a comunidades e conscientizou os mais de 400 mil moradores quanto aos benefícios que o esporte assegura no desenvolvimento integral dos jovens.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: