Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


26/03/2006 às 09:03 - Segundo Tempo lança parceira com Viva Rio durante visita à Vila do Pan  

O Segundo Tempo cresce no Rio de Janeiro. O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançaram na última sexta-feira (24/3), na Vila Olímpica do Pan, no Rio de Janeiro, em parceria com a ONG Viva Rio, o programa para 50 mil crianças e adolescentes de comunidades populares da capital carioca como Cidade de Deus, Maré, Vidigal, Rocinha, Pavão, Pavãozinho, Chapéu Mangueira, Jacarezinho, entre outros.

Antes do lançamento, o ministro Agnelo mostrou ao presidente Lula a maquete da estrutura do geral do Pan. Depois, a comitiva seguiu para conferir o andamento das obras da Vila Pan-Americana, uma das ações do governo federal nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A Vila do Pan tem gerado cerca de 5 mil empregos diretos e aquecido a economia do Rio de Janeiro na área da construção civil. O empreendimento hospedará cerca de 8 mil atletas e membros de delegação de 42 países.

A comitiva presidencial visitou um dos 1.480 apartamentos do Pan distribuídos em 17 prédios que estão com estruturas concluídas e 97% das unidades vendidas. O presidente Lula conheceu um destaque da obra: mais de 1.300 apartamentos – entre um e quatro quartos, todos suítes - foram comercializados em um único dia, estabelecendo recorde no mercado imobiliário brasileiro.

O Complexo Esportivo da Vila Militar de Deodoro ganhou equipamentos esportivos de alta tecnologia e será destinado aos atletas de alto rendimento. O local será transformado num referencial brasileiro na realização de campeonatos de tiro esportivo, tiro com arco, hipismo, hóquei sobre a grama e pentatlo moderno. Ao todo, o governo federal investirá cerca de R$ 1 bilhão nos Jogos Pan-Americanos de 2007, contando a Vila Olímpica, segurança dos jogos, infra-estrutura esportiva, equipamentos de ponta, eventos preparatórios, entre outros.

A parceria entre o Segundo Tempo e o Viva Rio, ONG que promove a paz por meio de projetos sociais nas áreas de direitos humanos junto a comunidades cariocas, contempla jovens de comunidades populares da capital. Eles têm assegurado pelo programa de inclusão social a prática esportiva, reforço escolar e complemento alimentar. As modalidades oferecidas são: basquete, vôlei, futebol, handebol, capoeira, mini-vôlei, handebol, xadrez e canoagem, remo e vela nas regiões com mar, lagos e rios.

Crianças e adolescentes contam ainda com atividades extracurriculares (capoeira, samba-mirim, hip-hop, oficina de percussão e de artes plásticas). Os núcleos estão em funcionamento desde fevereiro em escolas, igrejas, associações, espaços municipais e estaduais onde as atividades do Segundo Tempo ocupam o tempo antes ocioso das crianças e adolescentes do programa de inclusão social do governo federal.

O Segundo Tempo conta com mais de 100 parceiros em todo o Brasil, entre as três esferas de governo, iniciativa privada, entidades de classe e organizações não-governamentais, para beneficiar 1 milhão de jovens em situação de risco social em mais de 3 mil núcleos em cerca de 800 municípios brasileiros. O programa visa democratizar a prática esportiva, combater a evasão escolar, o trabalho e a violência infantil.

A seleção dos participantes cabe a direção de cada entidade e as crianças interessadas em participar podem procurar os núcleos mais próximos de sua casa para fazer a inscrição (a listagem completa dos núcleos pode ser vista no site: www.vivario.org.br/segundotempo). Será dada prioridade aos jovens com maior dificuldade de aprendizado e menor renda familiar. Ainda existem cerca de 30 mil vagas para serem preenchidas.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: