Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


07/03/2006 às 17:59 - Segundo Tempo chega à Chapada Diamantina para 8,2 mil filhos de trabalhadores da agricultura  

O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, lança nesta quinta-feira (09/03), às 14h, na praça de eventos Benjamin Constant, da cidade de Seabra (BA), o programa Segundo Tempo em parceria com a Federação Brasileira dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag). A parceria traz o nome Segundo Tempo Esporte no Campo e vai contemplar cerca de 8,2 mil estudantes carentes dos ensinos fundamental e médio da rede pública, filhos de trabalhadores de 41 cidades baianas na região da Chapada da Diamantina.

Distante cerca de 400 quilômetros da capital Salvador, Seabra é um dos 41 municípios que passam a sediar um núcleo do Segundo Tempo/Fetag. As unidades de atendimento na foram instaladas em associações, sindicatos e cooperativas de trabalhadores da agricultura. Nessa parceria o Segundo Tempo traz o diferencial de atuar como ferramenta de combate ao trabalho infanto-juvenil uma vez que a região é uma das grandes produtoras de café.

O Segundo Tempo assegura a educação integral aos filhos dos trabalhadores rurais. Em um período elas freqüentam o ensino regular e no outro turno participam das atividades do Segundo Tempo. Desta forma o programa de inclusão social do Ministério do Esporte ocupa o tempo em que esses jovens, muitas vezes, ajudavam os pais na lavoura ou até mesmo participavam diretamente trabalhando no sustento da família.

As crianças e adolescentes beneficiados têm assegurado, a partir de agora, pelo Ministério do Esporte, a prática esportiva, o reforço escolar e alimentar. Entre as modalidades praticadas nos núcleos estão o futebol e a capoeira.

O Ministério do Esporte capacitou 18 coordenadores de núcleos (professores de Pedagogia, Letras e Educação Física) e 82 monitores (estagiários universitários e pessoas da comunidade rural), gerando emprego e renda à esses profissionais. Essa capacitação foi focada com base em temas transversais como: preservação do meio ambiente, combate à gravidez precoce, prostituição e uso de drogas.

Ainda na manhã de (09/03), em Ceabra, o ministro Agnelo Queiroz, participa do lançamento da pedra fundamental do Centro de Formação Profissional para Desenvolvimento Sustentável Wilson Furtado. Esse projeto prevê a capacitação de jovens filhos de trabalhadores do campo para o desenvolvimento de atividades visando a preservação do meio ambiente. A atividade será às 11h, na Rua Central S/N, no bairro União.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: