Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


02/02/2006 às 18:06 - Segundo Tempo chega para 10 mil jovens de favelas cariocas  

Moradores das favelas cariocas Fumacê, Batan, Vila Vintém, Jardim Bangu, Vila Moreti e conjunto Jaime Câmara, nos bairros Campo Grande, Bangu, Santa Cruz e Realengo aguardam com ansiedade a chegada do Programa Segundo Tempo. O programa de inclusão social do Ministério do Esporte chega para cerca de 10 mil crianças e será lançado nesta sexta-feira (03/02), 11h30, pelo ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.

A solenidade será na Vila Olímpica Moacyr Bastos (Cedem), no bairro Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Durante o evento, as crianças beneficiadas participarão de aula inaugural com atividades de recreação e demonstrações esportivas. Em seguida, os convidados visitam as instalações do núcleo.

O Segundo Tempo na parceria entre o Ministério do Esporte e a Associação Centro Cultural Moacyr Bastos (Cedem) terá 50 núcleos. Serão utilizados espaços que vão desde um campo de terra batida - com a oferta de atividades e jogos coletivos - até locais bem equipados, como a Vila Olímpica do Cedem. Neste último, os estudantes terão a oportunidade de praticar esportes de elite como o hipismo. Atletismo, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol de campo e futsal também serão oferecidos aos beneficiados.

Os núcleos foram instalados em praças públicas, associações de moradores, centros comunitários, creches, igrejas, no quartel da Policia Militar e na Vila Olímpica da sede do Cedem. Cada unidade funcionará conforme suas potencialidades e a realidade local.

Na Vila Vintém, por exemplo, o esporte e o reforço escolar e alimentar do Programa Segundo Tempo terão na atividade da dança - a grande identidade local - uma atividade extracurricular. O mesmo acontece em Venda Velha, comunidade em que se destaca a prática da capoeira.

Outro diferencial dessa parceria é a implantação da figura do explicador comunitário, que reforça a ação dos cerca de 440 profissionais (coordenadores e monitores) que trabalharão no Programa Segundo Tempo. Os explicadores comunitários são estagiários com licenciatura em Matemática e Letras que darão aulas particulares para os jovens.


Lançamento do Programa Segundo Tempo
Data: 03/02 (sexta-feira)
Hora: 12h00
Local: Vila Olímpica Moacyr Bastos (Cedem)
Rua Senhora, nº 23, Bairro Campo Grande
Rio de Janeiro - RJ


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: