Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


22/12/2005 às 11:25 - Segundo Tempo em Valparaízo (GO) promove festa de debutantes  

Assim como nos contos de fadas, ter uma festa de debutantes é o desejo que toda jovem de 15 anos espera realizar. Essa fantasia também é semeada pelos familiares das protagonistas – a maioria são adolescentes carentes - que embarcam no sonho que geralmente não se concretiza, ao esbarrar na questão financeira. No Programa Segundo Tempo, a parceria com o Instituto Pró-Brasil dá o exemplo e mostra que tudo é possível quando uma ampla corrente de solidariedade se solidifica em benefício da causa social.

Com a importante colaboração de parceiros locais, foi realizada na noite de ontem (21/12) a primeira festa de debutantes de 14 adolescentes do Programa Segundo Tempo. A Mansão Imperial, uma casa de festas na cidade de Valparaíso (GO), foi palco do evento que reuniu além dos colaboradores, familiares das aniversariantes, autoridades locais, gestores, coordenadores e monitores do programa. O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz e o atleta olímpico dos saltos ornamentais, César Castro, prestigiaram o evento.

Nada ficou a desejar. As jovens aniversariantes ganharam tudo: aluguel de salão, buffet, sonorização, cerimonial da festa, transporte dos familiares, além de roupas, sapatos, maquiagem, penteado e manicure, entre outras regalias de princesa.

Logo ao chegarem no local da festa - que mais parecia um castelo - as aniversariantes exibiam da sacada seus longos vestidos, mas nada de branco: cada uma tinha uma cor exclusiva. Ao entrar no salão, as famílias carentes – a maioria com renda inferior a um salário mínimo – aguardavam ansiosas convocação das filhas conduzidas por cadetes da fanfarra da Escola Coração de Mãe vestidos com trajes de gala.

“Descer a escada de salto alto foi moleza. Difícil foi superar o frio na barriga, o tremor nas mãos e o coração disparado de tanta ansiedade com o dia da festa”, revelou Márcia da Silva. A debutante, que mora com a tia que é empregada doméstica, disse que encontrou no programa Segundo Tempo seu maior presente. “Tenho agora a oportunidade não só de participar desta festa linda, mas de ter um futuro melhor”, comemora a jovem.

Na festa, Agnelo Queiroz ressaltou que as debutantes são grandes vencedoras - além de praticar esporte, estão estudando e tendo uma atividade complementar na escola. “Esse é um momento muito especial na vida dessas adolescentes que sonham com coisas boas, positivas, apostando num futuro de prosperidade. O Segundo Tempo investe nessa linha de pensamento porque prepara cidadãos para uma vida melhor”, destacou.

Cada aniversariante dançou valsa com ministro Agnelo. E, como nas histórias de Cinderela, a festa se tornou um grande baile. Porém, sonhos como os da estudante Carliane Souza, filha de uma costureira, prometem não acabar. “Aprendi no Programa Segundo Tempo que a solidariedade é capaz de mudar o mundo. E é isso que mais me motiva a permanecer feliz, no caminho do bem”, revelou a debutante ainda emocionada.

Debutantes – Priscila Gurgel, coordenadora do núcleo Recanto dos Jovens, também realizou seu grande sonho. “Não tive uma festa de 15 anos mas me realizei ao organizar o baile. Só não esperava essa surpresa de ser convidada para também dançar a valsa”, revelou a pedagoga, chorando emocionada. Carliane Souza, Dayane Freire, Doralice Alves, Eliane Bondes, Erica dos Santos, Rita Fernandes, Franciane Vieira, Gildete Figueiredo, Gislene Santos, Joana Leite, Lucidalva Gonçalves, Márcia da Silva e Michelle dos Santos foram as debutantes da noite.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: