Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


14/11/2005 às 09:09 - Estudantes do Segundo Tempo participam de Conferência Internacional da Juventude  

Cerca de 60 jovens de mais de 18 países estarão reunidos no Brasil, entre os dias 13 e 18 de novembro de 2005, para a II Conferência Internacional de Cidadania Global e Juventude. A realização do evento é da organização não-governamental Plan Internacional, com sede em Pernambuco. Jovens da Albânia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Holanda, Honduras, Noruega, Panamá, República Dominicana, Ruanda, Senegal e Togo vão mostrar suas histórias, tradições e experiências.

O encontro terá a participação de jovens de 14 a 18 anos dentre os 27 países onde a Plan atua. Thais Guimarães, 14 anos, estudante do Segundo Tempo, moradora do bairro Posto Ipê, em Luziânia (GO) e Luiz Carlos de Alencar Ribeiro, 16 anos, morador do bairro Marajó, em Valparaízo (GO) participam do evento que acontecerá no Centro de Treinamento da Confederação Nacional de Trabalhadores da Indústria, localizado em Luziânia (GO).

Alunos da Escola das Nações participam voluntariamente da Conferência. Como a maioria são filhos de diplomatas e falam outros idiomas, esses estudantes irão colaborar na troca de informações, na realização de oficinas e outras atividades lúdicas. Thais Guimarães está ansiosa para retratar sua experiência dentro do Segundo Tempo. “O esporte mudou toda a minha vida. Antes, não tinha amigos. Agora, tenho de sobra”, revela.

O passatempo de Luiz Carlos antes de freqüentar o Segundo Tempo era assistir televisão. Agora, ao praticar basquete, ele até cresceu, passando de 1,72 m para 1,78 m. E mais: com a boa forma física adquiriu mais disposição para estudar. “Sempre fui um bom aluno, mas meu rendimento escolar evoluiu bastante graças ao reforço escolar oferecido no programa”, conta.

Durante a Conferência, uma rede de computadores estará disponível para todos participantes. A meta é viabilizar, por meio da internet, o contato com outros jovens de diferentes países onde a Plan atua e que não poderão estar na Conferência.
A programação do evento inclui, no último dia de atividades, uma visita ao Espaço do Servidor, na Câmara dos Deputados, onde acontecerá uma exposição de trajes e instrumentos típicos. Estarão presentes representantes de embaixadas de países como Albânia, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Holanda, Honduras, Noruega, Panamá, República Dominicana, Ruanda, Senegal e Togo, além de escolas, ONGs, Ministério do Esporte, Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, entre outros.

O que é a Plan - É uma Organização Não-Governamental humanitária internacional que há mais de 65 anos trabalha em 60 países do mundo, com recursos arrecadados em 15 países doadores. A entidade mantém parcerias famílias, comunidades, municípios, organizações governamentais e não-governamentais para motivar o desenvolvimento comunitário centrado na criança e no adolescente.

Há sete anos no Brasil, a Plan desenvolve projetos nas áreas de Saúde, Educação e Direitos das Crianças junto às comunidades de Itaqui-Bacanga e Cidade Olímpica em São Luís e no município de Codó, ambas no Maranhão e em Pontezinha e Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco beneficiando mais de 45 mil famílias.


Carla Belizária


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: