Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias


22/09/2005 às 19:01 - Participantes do Consude visitam Segundo Tempo no Rio  

O Segundo Tempo em exposição para a América do Sul. Foi o que aconteceu na tarde de hoje (22/9), quando os ministros de esporte e representantes de países que participam da reunião do Consude (Conselho Sul-Americano de Desporto) no Rio de Janeiro visitaram o núcleo do Programa Segundo Tempo em parceria com o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), localizado na Avenida Brasil, que atende crianças do Complexo da Maré.

Na chegada, os participantes do Consude assistiram a uma apresentação do trabalho com o Segundo Tempo desenvolvido no núcleo. Os coordenadores exibiram o propósito do programa – a inclusão social e a valorização da cidadania – e o histórico da parceria. Iniciada com 100 crianças e adolescentes em 2003, a ação conta hoje com o máximo de beneficiados que o núcleo comporta: 300 alunos e 16 monitores (estagiários de Educação Física).

Os ministros e representantes de Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru e Chile, acompanhados pelo ministro do Esporte do Brasil, Agnelo Queiroz, conheceram o ginásio onde meninos e meninas praticam vôlei, futsal e basquete – com direito a um jogo rápido de bola ao cesto, para diversão geral – e depois seguiram para a piscina, onde cerca de 20 meninos se esbaldavam na aula de natação, alheios ao ar frio que ventava. O passeio seguiu com uma parada na área de atletismo, onde os beneficiados pelo Segundo Tempo praticavam o salto em altura, e outra na quadra de vôlei de areia.

Antes de finalizarem a visita ao Cefan, com um brinde de suco de cupuaçu, os participantes trocavam impressões sobre o Segundo Tempo. “É impressionante. O Brasil trabalha com uma escala bem maior do que seria um projeto do mesmo porte no Uruguai, o que nos motiva bastante”, afirma Fernando Cáceres. Fernando Silva, do Chile, e Federico Frutos, do Paraguai, também se mostraram muito interessados em levar a inclusão social do Segundo Tempo para seus países. “É uma ação excelente”, confirmam.

O Consude este ano realiza uma reunião de fortalecimento. Entre outros assuntos, serão discutidos nos dois dias (22 e 23) a inclusão social por meio do esporte e os Jogos Sul-Americanos – que serão realizados na Argentina em 2006. Amanhã (23), o tema da reunião será a aprovação do Tratado do Conselho Sul-Americano de Desporto e também ocorrerá a eleição do Executivo do Consude para os próximos dois anos.

O Segundo Tempo é o programa do governo federal que promove a inclusão social por meio do esporte. Crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio têm acesso à prática esportiva, a reforço escolar e alimentar, além de atividades extra-curriculares que variam a cada núcleo. O Programa Segundo Tempo já beneficia 1 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil, em mais de 2,5 mil núcleos espalhados por 800 municípios.


Luciana Yonekawa


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: